Postado em
Almanaque e Vistas
Almanaque Paulistano
Essa é para quem anda apressado pelo Centro de São Paulo. Vale a pena desacelerar um pouco e, quando estiver passando pelas escadas que ligam a Praça Ramos de Azevedo – na lateral do Theatro Municipal – ao Vale do Anhangabaú, prestar atenção nas esculturas que adornam o local. O conjunto, criado pelo escultor italiano Luigi Brizzolara (1868-1937), em 1922, é formado, entre outros elementos, pelo Monumento a Carlos Gomes, famoso compositor erudito brasileiro, pela Fonte dos Desejos – Glória, inspirada na Fonte dos Desejos de Roma, e por mais 12 estátuas que representam a música, a poesia, e alguns dos personagens das óperas de Gomes – como Condor (1891), Fosca (1873), O Escravo (1889), Maria Tudor (1879) e O Guarani (1870). A obra foi um presente da comunidade italiana para a cidade de São Paulo em comemoração ao centenário da Independência do Brasil.
Vistas Contemporâneas
O Parque da Luz, na região central de São Paulo, já é velho conhecido dos paulistanos. São mais de 113.400 metros quadrados de área verde preservados em pleno centro da metrópole – com bosques, alamedas e jardins onde se encontram espécies como o chichá, a sapucaia, o pau-ferro, o alecrim-de-campinas e o jenipapo, entre outras.
O que talvez nem todos saibam é que o parque reserva, desde agosto de 2009, mais uma surpresa para seus visitantes: um aquário subterrâneo. Descoberto durante as obras de revitalização da área, em 2000, o local exibe atualmente 13 espécies de peixes, que foram escolhidos para representar parte da fauna aquática sul-americana. Entre eles estão o dourado, o acará e o curimbatá, todos doados pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp) de Paraibuna. O aquário, que pode ser visitado durante o horário de funcionamento do parque, também faz parte do Projeto Trilhas Urbanas, por meio do qual são organizadas visitas monitoradas em grupo.
O Parque da Luz fica na Praça da Luz, s/n, no bairro do Bom Retiro. O horário de visitação é de terça a domingo, das 9h às 18h. A entrada é franca. As visitas para o Trilhas Urbanas podem ser agendadas pelo e-mail equipetrilhasurbanas@gmail.com.