Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Televisão

REVISTA E - PORTAL SESCSP



Destaque no SescTV, série de documentários produzida por canal europeu é um tributo a temas como artes plásticas, história e alimentação

 

Iniciativa do Sesc São Paulo, o canal SescTV - gerido exclusivamente pela instituição há um ano - apresenta uma programação que tem como tônica a valorização da diversidade cultural do Brasil e do mundo. E cultura, nesse caso, deve ser entendida em seu significado mais amplo: desde programas voltados para a educação infantil até os para a terceira idade, passando por meio ambiente, ciência, saúde, atividades físicas, qualidade de vida e artes. Embora o canal, no ar 24 horas por dia, opte por uma grade formada por mais de 90% de produções nacionais, a programação não deixa de lado o que de melhor é feito para a televisão mundo afora em suas áreas de interesse. Um bom exemplo é a série de 47 documentários que começaram a ser exibidos em maio, todas as quintas-feiras, às 22 horas, em um programa que recebeu aqui o nome de Visões d'Arte. A faixa apresentará produções sobre os mais diversos temas, como cinema, literatura, artes plásticas, história, alimentação e terceira idade, realizados pelo canal cultural franco-germânico Arte - sigla de Association Relative à La Telévision Européenne (Associação Relativa à Televisão Européia, em tradução livre). Criado em 1986 pelos governos da França e da Alemanha, o canal é considerado um dos mais importantes na área da produção cultural para televisão, e estabeleceu parcerias com produtores e emissoras em todo o mundo. "Em atenção aos critérios de diversidade e multiplicidade de pontos de vista, o SescTV propõe compor parte de sua programação de 2007 com conteúdos de emissoras culturais de todo o mundo, realizando intercâmbios ou aquisições", esclarece Valter Vicente Sales Filho, gerente do SescTV.

 

A primeira leva
Os documentários exibidos em maio já deram uma idéia do que o telespectador do SescTV pode esperar. Versailles, os Jardins do Poder, de Jean- Paul Fargier, abriu a série. Baseado em manuscritos do rei da França Luís XIV (1638-1715), que mandou construir o suntuoso palácio de 700 quartos, 2 mil janelas e 1.250 lareiras, residência da corte francesa até o fim da monarquia no país, em 1799, o filme trata de seus fabulosos jardins. Concebido pelo paisagista André le Nôtre - tido como o mais brilhante de seu tempo -, o imenso campo é mostrado como um símbolo de poder, sobretudo do reinado de Luís XIV, conhecido como o Rei Sol, expoente entre os monarcas absolutistas da França. Já em Assis, Por Volta de 1315, o diretor Jacques Deschamps enfoca o ano crucial para a Itália da Idade Média, revelando dados históricos, como o início de uma reavaliação dos valores da sociedade italiana medieval, a criação da Escola Italiana de Artes e o salto no desenvolvimento político e econômico do país.
Paris, 1824, também de Deschamps, dedica-se ao mesmo propósito de lançar luz sobre um ano importante na história da Europa. O documentário recria a atmosfera de uma época na qual os primeiros experimentos em fotografia começavam a mexer com as bases das artes e influenciavam até a política. O ano de 1824 é visto como o prenúncio do espírito de renovação que marcaria o século seguinte. Como um dos marcos temporais, foi revisitado o famoso Salão de 1824, que originou um embate nas artes plásticas européias.
Um ano de grandes mudanças também foi o tema escolhido por Jean Loïc Portron em Bruges, 1434. O filme mostra a importância da cidade belga que lhe dá o título, no século 15, quando era um grande centro econômico, político, artístico e intelectual da Europa. Foi lá que o pintor Jan van Eyck aperfeiçoou a pintura a óleo. Lendas dão conta de que teria sido o belga Van Eyck o inventor da técnica dessa pintura, versão que, a despeito de sua veracidade ou não, contribui para aumentar a mística em torno da cidade.

Serviço:
O SescTV pode ser sintonizado pelos canais 211 da DirectTV, 3 da Sky, 10 da TecSat e 92 da NET Digital. Para mais informações, consulte o site www.sesctv.org.br.

 

Ver boxes:


O que vem por aí
Novidade no ar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


O que vem por aí

Culinária e ciência no Visões d'Arte de junho

A série Os Alquimistas da Gastronomia é composta de três documentários que serão exibidos dentro do Visões d'Arte neste mês. Respectivamente nos dias 7, 14 e 21, o francês Pierre Gagnaire, o espanhol Ferran Adrià e o inglês Heston Blumenthal - três renomados chefs da cozinha européia - irão mostrar como aproximam a culinária da ciência. Por meio de pesquisas que ultrapassam a escolha de alimentos ou a mistura de sabores, os chefs europeus preocupam-se com as interações dos pratos com os mecanismos de paladar e prazer do cérebro humano.

Voltar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Novidade no ar
Projeto de teledramaturgia areja as noites de sábado na TV

 

O projeto Direções - Por Um Novo Caminho na Teledramaturgia, resultado de uma parceria entre o SescTV e a TV Cultura, convidou 16 diretores de teatro para realizarem experimentos de dramaturgia na TV, buscando - como o título denuncia - não só resgatar um formato muito empregado pela televisão, mas também abrir os horizontes no campo viciado da telinha. A série exibe os programas aos sábados, às 23 horas, sem intervalos e antecedidos de um making of mostrando bastidores e curiosidades de cada espetáculo. O primeiro a apresentar seu trabalho foi Rodolfo García Vázquez, da Companhia de Teatro Os Satyros, responsável por O Vento nas Janelas, que foi ao ar no dia 12 de maio, inaugurando o horário. Na semana seguinte, foi a vez de Samir Yazbek com seu Vestígios; em seguida veio a diretora e atriz Georgette Fadel, adaptando especialmente para o programa Hoje Sou Um; e Amanhã Outro, obra do dramaturgo brasileiro José Joaquim de Campos Leão, conhecido como Qorpo Santo, precursor do teatro do absurdo no século 19. Em junho, no dia 2, o quarto programa da série traz Os Cegos, texto dos dramaturgos belgas Michel de Ghelderode e Maurice Maeterlinck, com adaptação e direção de Maria Thaís. O projeto tem coordenação artística de Antunes Filho.

Voltar