Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Carta ao leitor

Habitação, transportes, saneamento básico, portos... Esses setores, entre tantos outros, exigem volumosos investimentos para que o Brasil se torne mais competitivo no comércio mundial e proporcione melhores condições de vida a seu povo. Sem recursos suficientes para dar conta de tamanha demanda, o governo pretende atrair o interesse da iniciativa privada a fim de desenvolver a área de infra-estrutura. Para alcançar esse objetivo, no entanto, precisa aprovar seu projeto de parcerias público-privadas (PPP), que enfrenta resistências no Congresso. A matéria de capa discute esse assunto, com opiniões favoráveis e contrárias à implantação desse sistema, que, se por um lado livra o Estado de grandes desembolsos, por outro já apresentou problemas em alguns países que o adotaram, culminando em quebra de contrato, devido a queda na qualidade do atendimento e abuso na cobrança de tarifas.

Estas páginas mostram também o drama de pessoas que são obrigadas a deixar o local onde vivem para dar lugar a uma usina hidrelétrica. O caso que abordamos – a construção da barragem de Candonga, por um consórcio de empresas particulares, na Zona da Mata mineira – é emblemático do que ocorre com milhares de famílias brasileiras. É necessário que as autoridades fiquem atentas para que o poder econômico, no processo de geração de riqueza, não imponha ainda mais dificuldades a essa gente humilde e desprovida de defesas.

Lamentavelmente, temos de registrar uma perda. Maurício Loureiro Gama, jornalista responsável pela Problemas Brasileiros, faleceu no dia 2 de agosto. Colega exemplar, ele tinha uma simpatia que tornava suas histórias sempre interessantes e divertidas. Maurício realmente amava a profissão, e seu trânsito por várias modalidades da mídia não deixa dúvida sobre o talento e a versatilidade daquele que foi o primeiro apresentador de jornal da televisão brasileira. Sentimos sua falta.