Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da programação

Estúdio Collages / André Hellmeister
Estúdio Collages / André Hellmeister

Cuca fresca

TERCEIRA EDIÇÃO DO PROJETO INSPIRA – AÇÕES PARA UMA VIDA SAUDÁVEL LEVANTOU REFLEXÕES SOBRE O BEM-ESTAR DA MENTE EM TEMPOS DE CRISE

Corpo e mente combinam-se e conectam-se visando ao bem-estar integral do ser humano. No entanto, a parte física, por ser visível, ao menor sinal de desequilíbrio pede uma ação. Enquanto a mente, mesmo diante de graves problemas, é silenciada a fim de evitar julgamentos da sociedade. Transtornos como depressão e ansiedade são cada vez mais comuns neste século e mesmo assim são velados ou tidos como adversidades secundárias. Afinal, como falar abertamente sobre a saúde e as doenças mentais?

Esse foi o foco da terceira edição do Inspira – Ações para uma Vida Saudável, realizada neste ano em ambiente digital, entre os dias 9 e 16 de abril, tendo em vista as ações de contenção do novo coronavírus. O projeto ocorreu no mês em que se celebra o Dia Mundial da Saúde (7/4) e levantou ideias, propostas e outras ações para o bem-estar da mente, principalmente neste atual contexto de incertezas, em razão da pandemia.

Dados recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem com depressão, problema que atinge cerca de 5,8% dos brasileiros. O país também está no ranking de mais ansiosos do mundo: 9,3% de quem vive no Brasil tem ansiedade em algum grau. Números que demonstram a urgente necessidade de conscientização sobre a saúde mental no nosso cotidiano.

“De forma lúdica e educativa, o Sesc destaca a importância da saúde mental a partir de temas como o isolamento social, a ansiedade e a solidariedade, dialogando com o momento em que vivemos e colocando a promoção da saúde no centro do debate”, afirma Fernando Andrade Oliveira, técnico de educação em saúde na Gerência de Saúde e Odontologia.

Assista às palestras Isolamento Social e Saúde Mental e Ansiedade em Tempos de Crise, entre outras, e faça oficinas como Automassagem Guiada, disponíveis em sescsp.org.br/inspira.

 

Foto: Flora Pimentel

 

EM CASA COM O SESC

Enquanto as unidades do Sesc São Paulo seguem fechadas para contenção do novo coronavírus, o Sesc vai até seu público por meio de diferentes ações no ambiente digital. Em abril, o Sesc estreou o perfil Sesc ao vivo no Instagram (@sescaovivo), transmitindo uma série de shows pela internet como forma de fruição cultural em tempos de isolamento social. Já passaram por esse palco virtual os músicos Zeca Baleiro, Chico César, Roberta Sá, Paulo Miklos, João Bosco (foto), Zélia Duncan, Hamilton de Holanda e Mestrinho, Rael, Mônica Salmaso e Teco Cardoso, Davi Moraes e Pedro Baby. Acompanhe as ações do Sesc nos perfis das redes sociais com as hashtags #emcasacomsesc e #sescaovivo.

 

Divulgação

 

ROGÉRIO DE CAMPOS JOGA A GARRAFA NO MAR, REAL E VIRTUAL, DA ESCRITA E DA IMAGEM, MAS PRINCIPALMENTE PARA AQUELES QUE SE MANTÊM SENSÍVEIS ÀS CRIAÇÕES HUMANAS MAIS DELICADAS E SOFISTICADAS, FAZENDO SUA PROFISSÃO DE FÉ EM ARTISTAS DOS QUADRINHOS ESPALHADOS POR TODO O MUNDO.

Tiago Ferro no prefácio do livro digital HQ: Uma Pequena História dos Quadrinhos para Uso das Novas Gerações (Edições Sesc São Paulo, 2020), de Rogério de Campos, volume que faz parte da Coleção Deslocamentos.

 

Foto: Emerson do Amaral
 

A PRODUÇÃO CONTA COM PRECIOSOS MATERIAIS DE ARQUIVO RECOLHIDOS JUNTO A EMISSORAS DE TV, COMO TV CULTURA, TV PUC E A INTERNACIONAL RÁDIO E TELEVISÃO SUÍÇA, ALÉM DE INSTITUIÇÕES COMO O MUSEU DA PESSOA, ENTRE OUTROS.

NEUSA BARBOSA, no jornal Folha de S.Paulo, sobre a série Paulo Freire, um Homem no Mundo, exibida no SescTV.

 

Giros Filmes

 

OUTRO DESTAQUE É COMO O PROTAGONISMO DOS AFRICANOS MUÇULMANOS NA REVOLTA SE TRADUZ DIANTE DAS CÂMERAS. SENHORES DE ESCRAVOS, SOLDADOS E OUTROS BRANCOS APARECEM SEMPRE NA PENUMBRA, FORA DE QUADRO OU SIMPLESMENTE COMO SILHUETAS. OS MALÊS, INTERPRETADOS POR ATORES NEGROS, ESTÃO 100% EM PRIMEIRO PLANO NA CENA.

JULIANA DOMINGOS DE LIMA, no jornal digital Nexo, sobre a série Revolta dos Malês (foto), exibida no SescTV.

 

Foto: Matheus José Maria

 

JUNTOS PELA SAÚDE

Com o crescente número de casos de Covid-19 no Brasil, tornaram-se escassos os itens de proteção individual necessários para que os profissionais de saúde realizem o atendimento seguro dos pacientes contaminados. Por isso, o Sesc São Paulo fez a doação de máscaras cirúrgicas, toucas sanfonadas, luvas de procedimento e luvas plásticas aos serviços públicos de saúde estaduais e municipais. No total serão mais de 390 mil itens de proteção doados, que seriam utilizados principalmente nas clínicas odontológicas e serviços de alimentação nas unidades do Sesc, cujas atividades foram suspensas.

 

O Sesc São Paulo fez a doação de 37 toneladas de alimentos para 148 instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social em todo o estado de São Paulo. A ação foi realizada nos meses de março e abril pelo Mesa Brasil Sesc São Paulo, programa nacional de combate à fome e ao desperdício desenvolvido há 25 anos pelo Sesc. Além da distribuição de alimentos, o programa estendeu sua atuação para a coleta e entrega de itens de higiene pessoal e limpeza – essenciais para impedir a propagação do novo coronavírus.

 

Divulgação

 

APRENDER EM CASA

Cursos livres e gratuitos para descobrir e aprender técnicas e saberes, além de pensar sobre nossos modos de viver. Essa é a proposta da EAD Sesc Digital, nova plataforma de educação à distância do Sesc São Paulo, que propõe múltiplas formas de entrar em contato com novos conhecimentos, sempre acreditando no poder transformador da educação não formal. Voltadas para curiosos, amadores e profissionais, as aulas são gratuitas, online e podem ser realizadas no seu ritmo. Já estão disponíveis os cursos: Pintor Letrista – Lições Introdutórias em Pintura de Letra, com o artista Filipe Grimaldi; Noções Básicas de Desenho e Narrativa de Quadrinhos, com o quadrinista Rafael Coutinho; Como Estamos Envelhecendo, com a atriz Zezé Motta; e Viola Caipira, com o músico Ivan Vilela. Acesse a plataforma: ead.sesc.digital.

 

revistae | instagram