Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Vila Itororó Canteiro Aberto


Vila Itororó. Nelson Kon/ Instituto Pedra.
 

Com um pé no bairro da Liberdade e outro na Bela Vista, a Vila Itororó se tornou um cartão-postal da cidade. Conjunto arquitetônico idealizado por Francisco de Castro e construído ao longo do século passado, ela é um patrimônio que ocupa uma área pública com fins culturais. Uma área que desde 2013 passa por um processo de restauração, acompanhado de perto pelos moradores da região. Para que vizinhos e passantes participassem ativamente dessa ação, o canteiro de obras se tornou um experimento de interação cultural.

Entre 2015 e 2018, o espaço se transformou num centro cultural temporário que hoje é o projeto Vila Itororó Canteiro Aberto. Nessa grande área/galpão não há portas ou delimitações. Para a organização do espaço, as divisões de uma casa serviram de norte. No local encontramos: pátio, sala, quartos, biblioteca, cozinha, quintal e ainda um lugar dedicado à marcenaria.


Oficina de Acrobacia. Foto: Diogo Viana.

O pátio é um recinto de passagem, mas também de encontro de moradores do entorno e frequentadores. É nele que se realizam aulas de dança e outras oficinas. Enquanto a biblioteca consiste em prateleiras que reúnem livros para diferentes idades e públicos, disponíveis para leitura dentro do canteiro. Um acervo que é diariamente complementado por doações, principalmente nas áreas de habitação, arte, patrimônio cultural e meio ambiente.

Na cozinha, o espaço também é para todos. Nela é possível guardar seus alimentos numa geladeira comunitária para depois preparar seu café da manhã ou almoço no local. Uma proposta que se baseia na coletividade do ato de cozinhar. Já na marcenaria é possível aprender e colocar em prática técnicas para a construção de mobiliários urbanos a partir do reúso de materiais, por exemplo. Atrás da casa, é no quintal que o sol recebe os visitantes. Nele, um jardim e uma horta estão no terreno por onde corre um afluente do riacho Itororó – nome indígena que significa “água barulhenta”. 


Oficina de Dança de Salão. Foto: Diogo Viana.

O ambiente é propício a reflexões acerca do significado da restauração em curso e ao conhecimento sobre a vila, com atividades culturais que atualmente ocorrem fomentadas pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Para isso, o Vila Itororó Canteiro Aberto reforça a importância da participação de ex-moradores da vila, moradores do entorno, artistas, pesquisadores, arquitetos e trabalhadores da obra.

Fonte: http://vilaitororo.org.br

 

Serviço:

Vila Itororó Canteiro Aberto

Visitação: Terça, quarta e sexta-feira, das 9h às 17h;

quinta-feira, das 9h às 20h; e sábado, das 9h às 17h

(Fecha às segundas-feiras, aos domingos e feriados)

Local: Rua Pedroso, 238, Bela Vista, São Paulo-SP

(próximo ao metrô São Joaquim)

Informações: http://vilaitororo.org.br/

Entrada gratuita

revistae | instagram