Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da programação


Avós Dançantes (Coreia do Norte), senhoras transformam o palco em pista e dança no espetáculo de Eun-Me Ahn
 

Corpos em movimento

CAMPINAS RECEBE EVENTO DEDICADO A PANORAMA DOS CAMINHOS DA DANÇA CONTEMPORÂNEA NO BRASIL E NO MUNDO

A Bienal Sesc de Dança chega à 11ª edição reafirmando o compromisso com a difusão da produção artística nacional e estrangeira em dança contemporânea. Pela terceira vez, o festival internacional é realizado em Campinas, de 12 a 22 de setembro, uma cidade que é referência na área, pois abriga um Departamento de Dança (Departamento de Artes Corporais) na Universidade Estadual de Campinas (Daco-Unicamp) desde 1985 – o segundo curso público de graduação em dança do Brasil e o primeiro no estado de São Paulo. Além do Sesc Campinas, mais de dez outros endereços, entre instituições parceiras e espaços públicos, vão receber um amplo cenário de criações e debates.

Neste ano serão 50 ações cênicas, entre espetáculos, instalações e performances vindas de oito estados brasileiros e de países como Alemanha, Argentina, Áustria, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Portugal, Suíça e Uruguai.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo, “a Bienal oferece uma imersão na linguagem, através de um panorama diversificado da cena atual da dança contemporânea, instigando, desse modo, a reflexão acerca da presença da dança como expressão, movimento e também meio para composição de redes de sociabilidade para a vida em sociedade”.

A proposta do festival é ocupar a cidade com diferentes formas de manifestações artísticas, como espetáculos, debates, oficinas e exibições de documentários.Também serão realizadas ações formativas e de pesquisa profissional e artística em dança.
 

A Bienal oferece uma imersão na linguagem, através de um panorama diversificado da cena atual da dança contemporânea, instigando, desse modo, a reflexão acerca da presença da dança como expressão, movimento e também meio para composição de redes de sociabilidade para a vida em sociedade

Danilo Santos de Miranda,
Diretor do Sesc São Paulo

 

SEMANA MOVE

De 21 a 29 deste mês, todas as unidades do Sesc São Paulo participam da Semana Move, que neste ano chega a sua sétima edição e conta com a participação de países latino-americanos. Com o conceito “Esporte para Todos”, oferece uma diversificada programação com objetivo de promover o acesso democrático e inclusivo à prática e ao conhecimento de variadas atividades físicas e esportivas. Acompanhe as atividades em sescsp.org.br/semanamove.

 

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

As unidades do Sesc Avenida Paulista e Birigui obtiveram a maior certificação do Programa Nacional de Eficiência Energética em Edificações (PROCEL EDIFICA). Ambas as unidades receberam o selo nível A, ou seja, de maior eficiência energética. Este selo é outorgado tanto na etapa de projeto quanto na etapa da edificação construída. Para isso são avaliados três sistemas: envoltória, iluminação e condicionamento de ar. O Sesc Avenida Paulista obteve ainda uma bonificação por ter comprovado o uso racional de água, enquanto a unidade de Birigui obteve a bonificação pela implantação de sistema de aquecimento solar de água.

 

JÁ É PRIMAVERA

(Re)existir na cidade é o tema da terceira edição da programação Primaveras Periféricas, no Sesc Itaquera. Neste ano, a atividade abarca uma série de vivências, bate-papos, visitas mediadas, oficinas e exposições que promovem reflexões sobre as questões socioambientais que envolvem o território. A programação se estende pelos dias 6, 7, 8, 13, 14 e 15 de setembro.

 

SOMOS NERDS

NerdCon – Conferência Nerd da Zona Sul vai reunir as turmas geek, pop, maker e cosplayer nos finais de semana de 31 de agosto, 1º, 7 e 8 de setembro, no Sesc Interlagos. A programação conta com show, oficina, palestra, experimentações artísticas e desfile de cosplay. O público também poderá conferir jogos eletrônicos e de tabuleiro, além sessão de curtas-metragens de terror brasileiros e música eletrônica feita com antigos computadores, videogames e outros aparelhos para sintetizar sons e batidas, com a ajuda de softwares de gravação e interfaces digitais.

 


O Sesc Ipiranga realiza, no dia 21/9, mais uma edição do Clube do Dentinho, programa educativo preventivo em saúde bucal para crianças de até 12 anos. São oferecidos atividades lúdicas, didáticas e clínicas, em três sessões: às 11h, 12h30 e 14h. 

 

MIRADA NA TEVÊ

O SescTV exibe, a partir do dia 6 deste mês, De Onde Se Vê – Mirada 2018, série documental inédita que discute o teatro ibero-americano contemporâneo. Ao todo, oito episódios propõem reflexões sobre inquietações estéticas, sociais, políticas e culturais presentes nas artes cênicas. Os programas ainda trazem depoimentos de diretores, atores e dramaturgos colhidos durante a 5ª edição do Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas, realizado pelo Sesc no ano passado, em Santos. A série tem direção de Luiz R. Cabral e roteiro e entrevistas do crítico Welington Andrade. Assista em sesctv.org.br.
 

 

COTIDIANO NO CENTRO

O Sesc 24 de Maio recebe, de 10 a 28 de setembro, a exposição Todo Dia, que integra a programação da 12ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo. A edição deste ano apresenta 50 trabalhos selecionados a partir de 710 inscrições de cidades brasileiras e de outros 30 países. Os eixos temáticos são: Relatos do Cotidiano, Materiais do Dia a Dia e Manutenções Diárias. Também participam o Centro Cultural São Paulo e o Escritório de Arquitetura MMBB.

 

revistae | instagram