Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Quando a liberdade do teatro encontra os jovens de Itaquera

Participantes do curso no Sesc Itaquera. Foto: Carol Vidal
Participantes do curso no Sesc Itaquera. Foto: Carol Vidal

Entre as ações que o Sesc Itaquera já desenvolve direcionadas aos jovens estão o encontro mensal Diálogos da Cidadania, os cursos Estrelas do Futebol e o Esporte Jovem. Somando-se a essas atividades, inicia-se em 2016 o programa Juventudes. Voltado para jovens entre 13 e 24 anos, o programa trabalha temas ligados à cultura, empreendedorismo e diversidade na Zona Leste de São Paulo, com ênfase no desenvolvimento da capacidade criativa, na integração, no convívio coletivo e na troca de experiências.

A primeira estapa do programa, "Juventudes: Experimentos Criativos" teve início em abril, com o curso de iniciação teatral chamado "Teatro: Experimentos Criativos", ministrado pelo Coletivo Pequeno Teatro de Torneado. No curso, provocações e práticas foram lançadas visando à construção de uma cena teatral criativa e reflexiva. Buscaram-se respostas poéticas e lúdicas para questões sociais trazidas pelos próprios aprendizes, e por meio da construção de um exercício cênico, foram pesquisados os vetores e estímulos que puderam colaborar para a autonomia criativa do artista e a criação do espaço de partilha com o público da linguagem teatral. Com isso, as histórias e os anseios que os participantes trouxeram para a sala de ensaio constituíram a essência criativa do processo.

Em agosto, o curso ganhou uma segunda etapa, que se constitui nos experimentos de montagem e apreciação, partindo da dramaturgia construída durante a primeira fase do projeto.

Durante o processo, conversamos com Ane Talita da Silva Rocha, técnica da programação do Sesc Itaquera, William Costa Lima, diretor e dramaturgo do Coletivo Pequeno Teatro de Torneado e com as participantes do curso Thayane Silveira (20 anos), Bruna Cardoso de Oliveira (16 anos) e Thalyta Raquel A. Feitosa (17 anos). Confira no vídeo:
 

Veja também o registro fotográfico durante as aulas do curso:
 

O segundo semestre do curso Juventudes - Teatro: Experimentos Criativos acontece de 3/8 a 18/11/2016, com aulas às quartas e sextas, das 14h às 17h no Sesc Itaquera. As vagas para este semestre já estão esgotadas. As inscrições para novas turmas abrirão em março de 2017. O curso e a inscrição são gratuitos.