Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Os múltiplos aspectos do Yoga em pauta no Belenzinho

Evento Yoga: Ciência, Filosofia e Educação - de 24 a 28 de agosto
Evento Yoga: Ciência, Filosofia e Educação - de 24 a 28 de agosto

De 24 a 28 de agosto, o Sesc Belenzinho promove a quarta edição do projeto anual Encontros com Yoga que, este ano, busca discutir os aspectos filosóficos, as contribuições científicas e a atuação do yoga na educação formal e não formal. Inscrições começam nesta quinta, 11 de agosto.
 

O Yoga é um sistema filosófico indiano, de caráter teórico e prático, definido como junção, união, integração ou ainda a “cessação dos turbilhões da mente”, que proporciona o equilíbrio geral do ser nas dimensões física, psicológica, social e espiritual.

Será possível conferir uma amostra da diversidade do universo do yoga: dança, música, canto de mantras, bate-papos, mesa redonda, meditação com tigelas de cristal, mudras, oficina de mandalas, kriyas, danças circulares e aulas de diferentes modalidades – Hatha Yoga, Vinyasa Flow, Iyengar Yoga, Yoga Nidra, Yoga dos Meridianos e Yoga em Círculo. As inscrições começam no dia 11 de agosto, às 9h, pessoalmente no segundo pavimento do Sesc Belenzinho.

O evento começará no dia 24, quarta, às 19h30, com a apresentação do espetáculo de dança clássica indiana Sri Devi – Cortejo de Elogios, com a bailarina Silvana Duarte e o grupo Padmaa. Na quinta, 25, às 19h, ocorrerá a exibição do documentário Eu Maior e um bate-papo com o diretor Fernando Schultz.

A mesa redonda Yoga: Ciência, Filosofia e Educação, no dia 26, sexta, às 19h, será a abertura oficial do evento, com a participação dos especialistas Gerson D´Addio, Aracy Negreiros e Irene Reis.

No fim de semana, 27 e 28, os inscritos poderão participar de diferentes tipos de prática. A Hatha Yoga é uma das técnicas mais conhecidas no Ocidente e trabalha a execução de posturas (ásanas), técnicas respiratórias (pranayamas), relaxamento e meditação. O Vinyasa Flow reúne movimentos fortes e fluidos, com uma respiração consciente que ajuda a manter o corpo aquecido, permitindo maior alongamento e flexibilidade. No Iynegar Yoga são utilizados acessórios (cintos, blocos, almofadas e outros) para manter o alinhamento do corpo. Já o Yoga Nidra é uma forma de meditação ou relaxamento que leva a um estado entre a vigília e o sono, onde o corpo está relaxado mas a mente está trabalhando em um nível profundo.

O Yoga dos Meridianos promove o equilíbrio da circulação da energia vital (prana) por meio das posturas. E a atividade Yoga em Círculo reúne os participantes em círculo formando belas mandalas humanas, promovendo a convivência harmônica e a capacidade de apoiar e de ser apoiado pelo outro de forma física e emocional, trazendo a reflexão de como essas ideias podem ser aplicadas à nossa vida cotidiana.

Yoga


As crianças serão contempladas na atividade Yoga Pais e Filhos, um momento de interação em família com posturas (ásanas), jogos e brincadeiras. A oficina de kriyas ensina a importância dessas técnicas de limpeza de diversas partes do corpo dentro do Hatha Yoga.

Os inúmeros benefícios do yoga e da meditação são frequentemente relatados e muitas pessoas procuram a prática por indicação médica. Cada vez mais, estudos científicos buscam comprovar estes benefícios que também estão sendo observados no âmbito educacional. O pesquisador Marcelo Farias, doutor em Ciências (Psicobiologia), participará do bate-papo Neurofisiologia da Meditação, que abordará os avanços das tecnologias investigativas do cérebro no momento em que vivencia meditações profundas. Marcelo também conduzirá a vivência Meditação e Biofeedback, técnica em que se aprende o controle voluntário de funções fisiológicas com a finalidade de recuperar, manter ou melhorar a saúde.

A professora Irene Reis falará sobre como o Yoga pode ser aplicado na educação formal e não formal, relacionando os temas qualidade de vida, saúde física e mental, convivência ética e cultura para a paz.

A Comunidade Dedo Verde, de São Paulo, irá encerrar o evento, no dia 28, às 15h30, apresentando o Kirtan, uma prática do Bhakti Yoga caracterizada pelo canto meditativo de mantras.
 

Se você já gosta de yoga e tem interesse em mergulhar mais nesse universo ou se quer conhecer sobre os benefícios que ele pode trazer para a sua vida, confira a programação completa