Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

III Seminário de Serviço Social no Mundo do Futebol

Interdisciplinaridade na formação esportiva de crianças e adolescentes
Interdisciplinaridade na formação esportiva de crianças e adolescentes

O Sesc, em parceria com o CBCISS (Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais), realiza em 28 de setembro, no Sesc Ipiranga, o III Seminário Nacional de Serviço Social no Mundo do Futebol, que traz como tema “Interdisciplinaridade na formação esportiva de crianças e adolescentes”.

O trabalho socioeducativo no mundo do esporte compreende ações que visam à proteção integral das crianças e adolescentes em formação esportiva por meio da promoção e defesa dos direitos fundamentais, de modo a garantir que a inserção destes jovens no meio esportivo contribua com o seu pleno desenvolvimento.

O Seminário busca promover um espaço de discussão e intercâmbio de experiências das diferentes áreas envolvidas no trabalho de formação esportiva de crianças e adolescentes, tendo em vista a integralidade das ações por meio da ampliação da atuação interdisciplinar e construção de um saber coletivo.
O evento reunirá profissionais da área social e físico-esportiva para trocarem ideias e apresentarem ações realizadas no esporte voltadas à infância e juventude, especialmente no futebol, bem como refletir acerca da direção do trabalho interdisciplinar neste espaço.

PROGRAMAÇÃO

10h: Credenciamento

11h: Mesa de Abertura (Sesc, CBCISS e CRESS-SP)

11h30 às 13h: Conferência “Identidade Profissional da/o Assistente Social na Contemporaneidade”, com Maria Lucia Martinelli (Assistente Social, Mestre e Doutora em Serviço Social. Docente, Pesquisadora e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Identidade do Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Autora de livros e artigos em Revistas especializadas da área.).

13h às 14h:  Mesa 1 – Proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente na formação esportiva. Com Cristiane Maria Sbalqueiro Lopes (Procuradora do Trabalho, membro da Comissão do Atleta do Ministério Público do Trabalho – COORDINFÂNCIA) e Fábio Silvestre da Silva (Supervisor de Projetos da Fundação CSN, onde acompanha as categorias de base do Audax e do Volta Redonda Futebol Clube), com mediação de Júlio Cezar de Andrade (Assistente Social, Coordenador da Comissão Ampliada de Ética e Direitos Humanos - da Gestão do CRESS São Paulo - Conselho Regional de Serviço Social).

14h às 15h20: Intervalo para o Almoço.

15h20 às 15h30: Intervenção Esportiva.

15h30 às 17h: Mesa 2 – A importância do trabalho desenvolvido junto às famílias das crianças e adolescentes na formação esportiva, com Prof. Hermes Balbino (Psicólogo e Educador físico), Shiro Kawauchi (Psicólogo da Base do Santos Futebol Clube) e  Viviane Frutuozo (Assistente Social do São Paulo Futebol Clube), mediados por Thais Toledo (Consultora de Serviço Social e Mediação para o Esporte).

17h às 18h30: Mesa 3 – Ações socioeducativas no mundo do esporte, com Prof. João Paulo Medina (Idealizador e Coordenador do Projeto Universidade do Futebol), Monica Zagallo (Coordenadora da Área de Disseminação e assessora de processos de avaliação e sistematização das práticas institucionais da Fundação Gol de Letra) e Dra. Maria Cristina Nunes Miguel (Psicóloga do Esporte do Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Paralímpico Brasileiro), com mediação de Fábio Henrique (Assistente Técnico da Gerência de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc SP).

18h30: Encerramento.
 

INSCRIÇÕES


A partir de 30/8, às 14h, aqui ou nas Unidades do Sesc SP.

Política de Cancelamento: O cancelamento poderá ser feito até 48 horas antes do início do evento. As solicitações de cancelamento deverão ser encaminhadas ao email:  socialfutebol@ipiranga.sescsp.org.br