Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Quando a Literatura inspira o Circo

Foto: Mariana Chama
Foto: Mariana Chama

Com espetáculos e oficina, a Cia Solas de Vento apresenta seu repertório durante o mês de agosto no Sesc Santo Amaro. Inspirada por Julio Verne nos espetáculos A Volta ao Mundo em 80 dias e Viagem ao Centro da Terra, a cia utiliza elementos do teatro e do circo para interpretar as narrativas para o público infantil. Além de trabalhar com a literatura, as artes circenses e teatrais, os performers ainda atuam em mais uma intervenção, um espetáculo adulto e ministram uma oficina, fechando a programação da Mostra Cia Solas de Vento.

O projeto acontece de 6 a 28 de agosto, no Sesc Santo Amaro, com cinco atividades diferentes para crianças e adultos. Confira a seguir o conteúdo da Mostra.

Intervenção


Foto: Zé Gabriel

Os Perdidos conta a história de dois amigos que pretendem fazer uma viagem somente com um atlas e uma escada. Eles usam a imaginação para transformar o espaço e, com muitas acrobacias e dança, a dupla cria uma linguagem cômica e poética, na qual os corpos contam as peripécias da aventura.

Espetáculos infantis


Foto: Imprensa Sesc Pompeia

Na trama de livre adaptação A Volta ao Mundo em 80 Dias, Mr. Fog e seu criado Passepartout partem em uma jornada com o objetivo de completar uma volta ao redor da Terra em 80 dias. Juntos, os dois viajam pela Europa, Egito, Índia, Estados Unidos, China e Japão. Eles só não contavam com a presença do vilão Mr. Fix, que vai fazer de tudo para atrapalhar a jornada da dupla. A história é contada com técnicas acrobáticas, dança, comédia e vídeo-projeções.
 


Foto: Mariana Chama

Inspirados pela obra de Julio Verne, A Viagem ao Centro da Terra, o espetáculo conta a história do Professor Otto Lidenbrock e seu sobrinho Axel que, iniciam uma viagem extraordinária para chegar ao Centro da Terra. Com a ajuda de Hans, um estranho guia islandês, eles adentram o planeta pela cratera de um vulcão. A aventura repleta de descobertas fantásticas e inusitadas é uma história de superação e coragem, uma viagem quase existencial, já que o mundo subterrâneo sempre foi pleno de mistérios para os homens.

Espetáculo adulto

Em Homens de Solas de Vento, dois viajantes prestes a embarcar, ficam retidos numa aduana, impossibilitados de seguir adiante. Limitados a viver num saguão, num limbo suspenso, desconhecido, cada um tenta se instalar tendo somente suas malas para inventar um espaço pessoal. Pouco a pouco eles se acomodam a essa situação enquanto aguardam a decisão para seguir seus destinos. Duas pessoas, apegadas a seus valores e seus hábitos vão aproximar-se, afrontar-se, dialogar para talvez e afinal, encontrar-se.

Oficina Dramaturgia Corporal

A oficina, ministrada pelo ator circense e fundador da Cia Solas de Vento Ricardo Rodrigues, foi desenvolvida a partir de pesquisas sobre linguagem teatral não-verbal, aliando dança e técnicas circenses. Serão realizados trabalhos em dupla, abordando  dinâmica de dois corpos; o corpo em suspensão; ações e gestos: coreografia do real e o objeto como ferramenta de criação. As inscrições acontecem até o dia 4/8, pelo e-mail: solasdevento@hotmail.com; indicando no assunto "Oficina Sesc Santo Amaro".

A Cia Solas de Vento

Formada pela dupla Bruno Rudolf e Ricardo Rodrigues, a Cia Solas de Vento (SP) desenvolve pesquisa sobre teatro gestual, técnicas circenses e dança contemporânea, de forma integrada à linguagem audiovisual. Desde 2007, data de sua criação, a cia desenvolveu os espetáculos “Homens de Solas de Vento”, “Os Perdidos”, “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, “Memória Roubada” e “Viagem ao Centro da Terra”, além de uma série de números circenses em solos, duos, trios e intervenções aéreas.
 

Confira a programação completa aqui.