Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Suspense épico “Através da Sombra”, tem exibição no Sesc Rio Preto nesta quinta

Virgínia Cavendish estrela o retorno de Walter Lima Jr. ao cinema fantástico
Virgínia Cavendish estrela o retorno de Walter Lima Jr. ao cinema fantástico

Uma professora solitária muda-se para o interior. Ela acabou de perder a mãe, mas abandona o luto para cuidar de um casal de órfãos em uma fazenda. O clima é de decadência, isolamento e mistério. Nada mais propício para um suspense psicológico, não é? Esse é o tom de Através da Sombra, filme épico de Walter Lima Jr. inspirado em “A Volta do Parafuso", livro clássico de Henry James agora ambientado no Rio de Janeiro durante a crise do café, em 1929.

Com lançamento nacional programado para agosto, Através da Sombra pode ser visto em Rio Preto nesta quinta, 21, na mostra Macabros: O Novo Cinema de Horror Brasileiro. A programação, realizada pelo Sesc com curadoria do jornalista e crítico de cinema Carlos Primatti, traz outros títulos ainda inéditos no circuito comercial, como Clarisse ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois (dia 30) e A Percepção do Medo (dia 31).

Na trama, Virgínia Cavendish (“Lisbela e o Prisioneiro” e “California”) vive Laura, contratada como professora de duas crianças órfãs que vivem numa fazenda. Aos poucos, ela sente que as crianças estão sob influências malignas de espíritos hostis e tenta descobrir o que está por trás desse mistério. Sem perceber, se infiltra numa trama diabólica envolvendo a antiga professora e o ex-caseiro da fazenda, ambos falecidos recentemente. Também fazem parte do elenco a veterana Ana Lucia Torre (atualmente na novela "Êta Mundo Bom", da Rde Globo) e os atores mirins Mel Maia (de "Avenida Brasil" e "Liberdade, Liberdade") e Xande Valois (também de "Êta Mundo Bom"). Domingos Montagner ("Velho Chico") completa o casting como o misterioso Afonso.

Além do elenco estelar, o filme tem no comando um cineasta experiente. Walter Lima Jr. trabalhou na criação da Cinemateca do MAM e começou no cinema como assistente de direção em “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha. Em 1965 lançou seu primeiro longa, “Menino de Engenho”. Recebeu o Urso de Prata em Berlim em 1969 por “Brasil Ano 2000”. Com “A Lira do Delírio” (1978), levou cinco prêmios no Festival de Brasília. Por “A Ostra e o Vento”, recebeu o prêmio CinemAvvenire no Festival de Veneza em 1997. Com Através da Sombra, o diretor e roteirista retorna ao cinema fantástico e dá um novo fôlego ao seguimento, fortemente amparado pela direção de arte e fotografia, prestigiadas em festivais de destaque no país como o Festival do Rio (RJ), a Mostra de Cinema de São Paulo (SP), a Mostra deTiradentes (MG), o Fantaspoa (RS) e o Fest Aruanda (PB).

No Sesc Rio Preto, a exibição do filme acontece a partir das 20h e a entrada é gratuita. Os ingressos podem ser retirados a partir das 19h.