Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

O Sesc chega ao Vale do Ribeira

No dia 22 de junho, Abram Szajman, Presidente do Conselho da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado de São Paulo, e Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do Sesc São Paulo, receberam o prefeito de Registro para a assinatura do termo de convênio de cessão de uso real do solo do conjunto arquitetônico K.K.K.K., em Registro.

Na ocasião, o presidente Abram Szajman disse que “o Sesc irá mobilizar os esforços possíveis para a ocupação inicial do espaço, com atividades que representem, para a comunidade de Registro e região, a ação que o público paulista tanto tem valorizado nestes 70 anos de atuação da instituição”. O diretor regional reforçou dizendo que “esta é a primeira unidade a ser instalada na Região do Vale do Ribeira e o Sesc ocupará um dos mais belos cartões postais que o Município possui”. Portanto, “os trabalhos serão direcionados ao fomento de atividades importantes nas áreas de esporte, cultura, cidadania e arte”, afirmou Miranda.

Já no dia 14 de julho, a nova gerente da Unidade tomou posse, também quando o projeto foi apresentado para as autoridades da cidade e região, além da população local.

O lugar que abriga agora o Sesc Registro é um conjunto arquitetônico construído em 1919, às margens do Rio Ribeira. É composto por 4 armazéns e um teatro, somando mais de dois mil metros quadrados, com um edifício de engenho que, na época em que funcionava a Companhia Ultramarina de Desenvolvimento Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha, era utilizado para o beneficiamento do arroz e que centralizou, durante suas atividades, a infraestrutura industrial e comercial da região.

A empresa funcionou até 1939, quando interrompeu temporariamente suas atividades em função da II Guerra Mundial. Em seguida, retomou suas atividades fabris a pleno vapor e, com diversas adaptações, seus galpões tiveram finalidades sociais e culturais ao longo das décadas. Tombado em 1987 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), foi restaurado no início dos anos 2000 pela equipe do arquiteto Marcelo Ferraz.

Os edifícios abrigaram, então, o Memorial da Imigração Japonesa (que agora aguarda a finalização de sua futura sede), e receberam diversos shows e atividades culturais.

Símbolo da tradição e história para a comunidade de Registro, o K.K.K.K. recebe, a partir de 23 de julho, sempre aos sábados e domingos, uma diversificada programação aberta ao público desta importante região do estado, que poderá usufruir agora da ação de educação informal e permanente, que há 7 décadas o Sesc realiza em todo o país.

Acompanhe aqui, em breve, a programação do Sesc Registro.