Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Bate-papo ao vivo: Esporte de Alto Rendimento: A Escolha Vale a Pena?


O Esporte em Jogo reúne, todos os meses, especialistas da área de esportes, atletas, treinadores, entre outros. Cada encontro conta com um tema específico, onde o público pode interagir com os convidados, formulando perguntas e solucionando dúvidas. Além disso, ao longo do encontro, são exibidos vídeos com pequenas reportagens que fomentam o debate. A série tem encontros programados até o mês de outubro.

Em julho, o Sesc Vila Mariana recebe em sua Praça de Eventos a judoca Vânia Ishii e o psicólogo, preparador físico e professor Hermes Ferreira Balbino para um bate-papo mediado por José Trajano sobre o tema Esporte de Alto Rendimento: A Escolha Vale a Pena?, no quinto encontro do projeto. O debate ocorre no dia 27/7, quarta-feira, das 19h30 às 21h30, com entrada gratuita. O programa será exibido ao vivo também, nesta página.

Nas últimas dez edições dos Jogos Olímpicos, o número de atletas saltou de 6.073 para 10.519, o que indica não só o aumento do número de países – 92 em Montreal, 205 em Londres – como também a quantidade de atletas que alcançaram o nível mais elevado do esporte: o alto rendimento.
Quais são as consequências da escolha e do caminho para o alto rendimento?
De um lado temos a consagração dos grandes heróis que representam os países e inspiram muitas gerações. De outro o preço que se paga pela iniciação precoce, dedicação exclusiva, rotina de treinos, competições, convívios com lesões, dores e a interrupção da carreira.

Vânia Ishii começou a praticar judô aos quatro anos. Teve influência de seu pai, Chiaki Ishii, primeiro judoca a conquistar uma medalha olímpica na modalidade. Vânia é medalhista Pan-Americana (Bronze em Mar del Plata/1995, Ouro em Winnipeg/1999 e Prata em Santo Domingo/2003).

Hermes Ferreira Balbino é doutor em Ciências do Esporte pela Unicamp, professor de psicologia do esporte na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e psicólogo de apoio das Seleções Femininas da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Foi preparador físico da Seleção Brasileira Feminina de Basquete de 1989 a 1999.

A mediação do encontro fica a cargo do jornalista José Trajano.

A atividade também faz parte do projeto Edição 28: A Trajetória do Esporte, que pretende estimular e sensibilizar cada vez mais pessoas para a prática da atividade física e do esporte por meio de uma programação variada, que contempla vivências, apresentações, exposições, bate-papos, encontros com atletas, festivais e torneios de diversas modalidades esportivas, além de difundir a cultura esportiva por meio da reflexão sobre o esporte e suas relações com aspectos socioculturais.

O próximo encontro acontece no dia 31/8, com o tema Ética, Respeito e Solidariedade. Participe!