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Gestão cultural em contextos tradicionais
O que é cultura popular? E erudita? E folclore?
Como podemos pensar a gestão cultural das manifestações tradicionais?
Depois do registro do patrimônio imaterial, como proceder para que não haja musealização das tradições?
Como aproveitar os saberes tradicionais e populares no âmbito acadêmico sem descaracterizá-lo e sem submetê-lo à hierarquização do conhecimento formal?
Como divulgar uma tradição popular retirando-a de seu contexto original?
E os grupos de pesquisa populares não ligados à tradição?
Qual sua importância? Qual seu papel?
O Curso de Gestão Cultural em Contextos Tradicionais aborda não somente essas questões, mas, principalmente, as formas como diversas disciplinas, como a sociologia, as artes plásticas, a música, a história e a antropologia, construíram e discutiram questões como os conceitos de cultura, memória, folclore, popular e erudito, alteridade e identidade.
O repertório oferecido pelo curso, pensado de modo interdisciplinar, coloca em foco as práticas culturais existentes a fim de criar ferramentas para se pensar sobre as formas de produzir e gerir manifestações populares de maneira crítica e ampliando o poder de relacionar estas expressões culturais com os diversos setores da sociedade gerando capital simbólico que possibilite a manutenção e renovação destas práticas.
Serão 8 encontros, que visam estimular o desenvolvimento da pesquisa e o registro da cultura tradicional popular por estudantes, praticantes e gestores, estabelecendo um espaço crítico reflexivo sobre a importância das abordagens de manifestações populares; capacitar agentes para coleta, registro e entendimento do patrimônio imaterial; discutir os conceitos de cultura, cultura erudita e cultura popular em sua articulação com as concepções veiculadas pelas Ciências Humanas e Sociais do Século XX até a contemporaneidade; instrumentalizar os participantes de um aporte teórico-metodológico que viabilize a análise da criação e da gestão na contemporaneidade, respeitando as experiências dos indivíduos e dos grupos em suas múltiplas relações de pertença; discutir as relações de poder no âmbito das produções e do consumo cultural e as tensões entre os saberes acadêmicos e populares, uma vez que é cada vez mais presente o saber popular dentro das universidades; propiciar o desenvolvimento de competências e habilidades para a pesquisa, estudo e gestão em culturas populares; e estabelecer, compreender os saberes e fazeres tradicionais populares para fortalecimento da identidade, para desenvolvimento de formas mais adequadas de abordagem destas manifestações.
As inscrições poderão ser feitas no site do Centro de Pesquisa e Formação, ou em qualquer unidade do Sesc, a partir das 14h do dia 08 de Agosto.