Postado em
As Descobertas do Menino Teresa
O que é que tem dentro do quarto escuro dos meninos? Por que menino usa chuteira e menina usa sandália? Por que os meninos usam boné e as meninas chiquinhas?
Essas e outras perguntas invadem o palco do Teatro do Sesc Belenzinho, no espetáculo infantil O Menino Teresa, da Banda Mirim. Com direção de Marcelo Romagnoli, músicas tocadas ao vivo por Tata Fernandes e interpretação de Cláudia Missura, a peça é um convite para falar sobre identidade e discutir os padrões ou a falta deles.
Teresa é uma menina de apenas sete anos e, como toda criança dessa idade, é muito curiosa. Num dia qualquer, decide explorar o quarto dos meninos. Com um bloquinho na mão, uma vela e um mapa, ela inicia uma caça ao tesouro no mundo masculino, discute o que vai achando com o público e faz um placar com as diferenças entre os gêneros.
“O feminino e o masculino estão representados ali, mas o que importa na verdade é o humano.”, diz Marcelo Romagnoli, que criou a personagem Teresa, a maior descobridora de coisas da Terra. No quarto escuro e misterioso, a heroína descobre alguns segredos dos meninos, encontra uma cueca, a chuteira, um boné... Mas descobre também objetos universais, que levam a garota a perceber que no fundo, no fundo, somos todos iguais.
Tata Fernandes é responsável pela composição das músicas que dão o clima dessa aventura e interpreta a Sra. Cabeçuda, moradora invisível do quarto há vários anos. Em cena, Cláudia e Tata cantam juntas as canções, fazendo da música uma parte especial da dramaturgia do espetáculo.
“Teresa é porque a filha da Simone, que é a flautista da Banda, nasceu e a gente quis fazer uma homenagem”, explica a atriz Cláudia Missura. A personagem é uma criança bastante divertida e divide a todo o momento suas angústias e dúvidas com o público. A menina convida as crianças e adultos que a assistem a participar de suas descobertas, faz piada com cada acontecimento, tornando a peça sempre uma surpresa a cada apresentação.
O Menino Teresa é uma aventura divertida, que revela as virtudes da infância. A ingenuidade, a curiosidade, a liberdade... Um espetáculo cheio de detalhes captados pelo olhar de uma criança que ensina o espectador a enxergar o mundo de uma maneira mais simples.
Confira a entrevista feita com Marcelo Romagnoli, Tata Fernandes e Cláudia Missura sobre o espetáculo:
o que: | |
quando: |
Dias 28 e 29 de maio. Sábado e domingo, às 12h. |
quanto: |
De R$ 6,00 a R$ 20,00 |
onde: |
Sesc Belenzinho | Rua Padre Adelino, 1.000 |