Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Sorteio do Dia do Desafio terá palestra "Cidade para Pessoas", com Carlos Leite

Bicicletada em frente ao Sesc Bom Retiro
Bicicletada em frente ao Sesc Bom Retiro

“O desenvolvimento urbano sustentável impõe o desafio de refazer a cidade existente, reinventando-a. De modo inteligente e inclusivo”

A citação acima está no livro “Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes” (Bookman, 2012), do professor e urbanista Carlos Leite, finalista do Prêmio Jabuti 2013. E é para falar desse assunto que Carlos estará presente no Sesc Jundiaí no dia 09 de maio, às 11h, dia do sorteio do Dia do Desafio. Toda programação será transmitida via ao vivo no canal do YouTube do Sesc São Paulo.

A convite do evento, o professor vai ministrar a palestra “Cidade para as pessoas” com a proposta de estimular o aproveitamento dos espaços para criação de áreas de convivência, lazer e prática esportiva.

Para o professor, o século XXI é o século das cidades, que devem ser lugares vivos e dinâmicos. “O desejo possível é o da promoção das cidades para e com as pessoas, cidades mais humanas, onde o uso dos espaços coletivos - públicos e privados -seja constante e prazeroso, onde as pessoas tenham o prazer e o hábito de se encontrar e desfrutar dos parques, praças, calçadas, beira-rios e praias para terem maior qualidade de vida”, ressalta.

A ideia do evento é aproveitar a presença dos representantes das Secretarias, ONGs, e demais parceiros da iniciativa pública e privada no sorteio do Dia do Desafio para sensibilizá-los sobre a ressignificação das cidades. “As cidades são como nós, organismos vivos que precisam de cuidados e podem se requalificar. Os exemplos mundo afora e por aqui estão pipocando em uma tendência irreversível, demonstram que é possível a desejável reinvenção”, complementa Carlos Leite.

Também no dia 09, às 15h, será realizado o sorteio das cidades inscritas para participarem no Dia do Desafio 2016. A ideia de oferecer a palestra na parte da manhã é inédita, pois é a primeira vez que o Dia do Desafio traz um convidado para sensibilização das Prefeituras envolvidas na campanha.

Toda programação será transmitida via ao vivo no canal do YouTube do Sesc São Paulo. Assim, quem não puder estar presente, pode acessar o link e assistir ao evento na íntegra.

A transmissão terá destaque nas redes sociais do Sesc São Paulo, Twitter @sescsp, na página do Sesc em São Paulo no Facebook e no Instagram @sescsp

CARLOS LEITE: Urbanista com mestrado e doutorado pela FAU-USP e pós-doutorado pela Universidade Politécnica da California. É professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor visitante em diversas instituições internacionais (CalPoly, IaaC Barcelona). É diretor de Stuchi & Leite Projetos e Consultoria em Desenvolvimento Urbano (www.stuchileite.com). Autor do premiado livro Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes (Bookman, 2012). Autor do referenciado Plano de Desenvolvimento Urbano Estratégico de Nova Friburgo 2050 (incluindo a revisão do Plano Diretor). Membro no Núcleo de Estudos Urbanos da ACSP (Associação Comercial de SP). Membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro. Atua na promoção de planos e ações para promover a revitalização urbana e a urbanidade/vitalidade urbana (“cidades para as pessoas").