Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Quer fazer o prato preferido de Bowie?

Shepherd’s Pie, um dos pratos favoritos de David Bowie. <br> Foto: Indiara Duarte/Sesc
Shepherd’s Pie, um dos pratos favoritos de David Bowie.
Foto: Indiara Duarte/Sesc

Este ano, na quarta edição do Marat(el)ona, o homenageado é o multiartista britânico David Bowie, falecido em janeiro deste ano.

Considerado um dos artistas mais influentes do rock e pop do século XX, Bowie era conhecido como o Camaleão do Rock devido suas inúmeras mudanças de estilo musical e também por encarnar personagens temáticos em alguns de seus álbuns. Space Oddity, Life on Mars, Heroes e Ziggy Stardust são algumas de suas canções mais conhecidas. Além do cenário musical, o artista enveredou-se pelo universo cinematográfico, tendo atuado em filmes como Christiane F. - em que ele interpretou a si mesmo -, viveu um vampiro em Fome de Viver e trabalhou com Martin Scorsese em A Última Tentação de Cristo, encarnando Pôncio Pilatos.

Entre os pratos favoritos, uma receita de reaproveitamento encabeça a lista do artista; a Shepherd’s Pie (Torta de Carne Inglesa) é feita com sobras de pernil de cordeiro ou outras carnes assadas, refogadas com temperos e legumes e cobertas com purê de batata - tudo isso gratinado no forno. A iguaria lembra o nosso conhecido escondidinho mas, diferentemente da receita brasileira em que a carne aparece entre as camadas do purê, no preparo britânico o creme de batatas só entra como cobertura do molho de carne encorpado.

Ficou com água na boca?
Você pode saborear essa delícia no dia 14 de maio durante a programação Marat(el)ona, parte da Virada Cultural Paulista do Sesc Sorocaba - ou ainda prepará-la em casa! Anote a receita:

Shepherd’s Pie (Torta de Carne Inglesa)
Rendimento: 4 pessoas

Ingredientes
1 kg de acém moído
1 colher de sopa de azeite extra virgem
1 xícara de chá de cebola picada em cubinhos
½ xícara  de chá de cenoura picada em cubinhos
½ xícara de chá de salsão picado em cubinhos
½ xícara de chá de ervilhas frescas
½ xícara de chá de molho à base de tomate
2 colheres de sopa de molho inglês
2 xícaras de chá de água
½ copo de vinho tinto
1 ramo de tomilho
1 ramos de alecrim
1 folha de louro
1 pau de canela pequeno
Salsinha picada a gosto
Sal a gosto
Purê de 5 batatas grandes (consistência firme)

Preparo
Aqueça uma panela com o azeite e refogue os legumes (cebola, cenoura, salsão e ervilha) até murchar. Junte a carne e refogue incorporando bem os legumes. Acrescente o molho à base de tomate, as ervas, a canela e misture bem. Tempere com molho inglês e acrescente a água e o vinho. Deixe o molho apurar, sem que fique muito seco. Salpique a salsinha picada. Monte a torta colocando a carne em um recipiente refratário, que possa ir ao forno. Sobre ela coloque o purê de batatas. Se preferir, utilize o saco de confeitar para decorar.
Leve ao forno alto por 20 minutos até que doure. Sirva imediatamente.