Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

No mundo das letras

Artistas em foco

De autoria de Luiz Ernesto Kawall, o segundo volume de Artes Reportagem foi lançado neste mês de junho, na Praça Benedito Calixto, em São Paulo. A obra apresenta fatos, histórias e entrevistas com vários artistas nacionais, com destaque para a criação do Museu da Imagem e do Som (MIS), a doação da Vozoteca LEK, a descoberta da voz de Mário de Andrade e o caso rumoroso do casamento de Oswald de Andrade com Patrícia Rehder Galvão, conhecida como Pagu.

Democracia cultural

As relações entre cultura e classe social tornaram-se mais complexas, desafiando a universalidade dos padrões adotados e aceitos ao longo dos anos. Em Cultura Popular e Alta Cultura, Herbert J. Gans (Edições Sesc São Paulo) critica o pensamento convencional que reveste essa universalidade, promovendo uma rica investigação em favor da democracia cultural e defendendo o direito de todas as pessoas de escolher livremente as manifestações artísticas de seu agrado.

Maturidade reinventada

A geração que protagonizou a revolução feminina no século passado continua a provocar impacto transformador na sociedade, ainda que em silêncio. É o que mostra Marcia Neder em A Revolução das Mulheres (Editora Senac São Paulo), ao analisar sete perfis de mulheres diferentes, com idades acima de 50 e de 60 anos, um grupo que se distingue pela atitude e visão de mundo. Os depoimentos mostram um novo sentido para a maturidade e servem de inspiração para as gerações mais jovens.