Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Carnaval para todos os gostos

O Carnaval 2015 chegou! Você pode estar preparando a fantasia, separando os confetes, procurando blocos de rua pra seguir... ou não. As unidades do Sesc em São Paulo prepararam atividades que prometem agradar não só os foliões, mas aquelas pessoas que, apesar de serem muito boas da cabeça e dos pés, querem dar uma escapada do samba. Já que a programação acontece em todas as partes do estado, dividimos os destaques por região pra você passear pelos links e preencher sua agenda carnavalesca do ano.
 


Auto do Bumba Meu Boi (Programação do Sesc Bom Retiro). Foto: Adriano Crisanstono

 

Centro


Vai ter Boi na Praça no Sesc Bom Retiro, celebrando as manifestações populares com música, dança, cortejos de bonecões, ritmos afros, boi bumbá e muito mais. No Sesc Consolação vai dar samba, frevo e maracatu em brincadeiras de salão onde toda a família se diverte.

 

Leste


Enquanto as ruas internas do Sesc Itaquera são contagiadas por blocos tradicionais - como o Cordão Carnavalesco do Osvaldinho da Cuíca, - o Sesc Belenzinho reverencia a nossa cultura de lá pra cá, com encontros e vivências que contagiam a unidade com a atmosfera das festas populares.

Pra fugir do samba, das marchinhas e das outras coisas, o Belenzinho ainda realiza uma série de shows que vai dos americanos do Man Or Astro Man? ao theremin da austríaca Dorit Chrysler.
 

Sul


Em Interlagos, todas as vertentes dos carnavais do Brasil são exaltadas - dos blocos de rua aos bailes de salão. Já no Sesc Campo Limpo, a folia começa com a mistura de jazz e funk do Eureka on the Street, e termina no bloco afro Ilú Obá de Min, passando por um encontro de velhas guardas. O Pará - com toda sua cultura e tradição - vem ao Ipiranga no projeto PóPará.

Pra quem gosta de brincar o carnaval, tem Folias Brincantes lá em Santo Amaro. Na Vila Mariana, os
bloquinhos e os blocões das ruas vão pra dentro da praça do Sesc.

Ainda pela Vila, quem quer dar um tempo de samba pode conferir a quarta parte da peça Puzzle, do diretor Felipe Hirsch.


Bloco afro Ilú Obá de Min (Programação do Sesc Campo Limpo e Bom Retiro). Foto: Roberto Assem
 

Oeste


O carnaval, as folias e alegrias estão presentes no Sesc Osasco. Em Pinheiros, tem orquestra de palhaços e releitura do álbum de Caetano Veloso,"Muitos Carnavais", feita por Juçara Marçal, Leo Cavalcanti e Verônica Ferriani.

Na contra mão do Carnaval, o Ira! apresenta a turnê Núcleo Base no teatro Paulo Autran.

 

Norte

No Sesc Santana tem cortejos carnavalescos, fanfarra, palhaçaria, oficina de percussão e Carlinhos do Cavaco.


Pra fugir da folia, tem show do Zeca Baleiro.

 

ABC


O carnaval está fora do normal no Sesc São Caetano e blocos tradicionais contagiam o Sesc Santo André.

 

Interior e Litoral


Em Araraquara, o projeto CoverNow traz de volta grandes ídolos do rock'n roll. Thibault Delor convida o público a conhecer a magia do contrabaixo em Campinas. Já em Rio Preto, tem filme em homenagem ao Joãozinho Trinta, Orquestra da Capivara Corneteira e marchinhas com a Turma do Funil.

O Bloco Tempo de Brincar leva a dança dos orixás ao Sesc Sorocaba, e a banda Mariamadame interpreta o álbum O Bloco do Eu Sozinho, do banda Los Hermanos.

Em Presidente Prudente, tem o show teatral da Folia da Tribo, o samba rock do Segura Nega e os sambas de Erasmo e Roberto pelo grupo Sambasonics. No Sesc Birigui, vão soar as batucadas e, em São José dos Campos, o carnaval será eternizado pelas fotografias da intervenção Olha o Passarinho.

No Sesc Bauru, parte da história do Brasil é contada no ritmo das marchinhas. Em Piracicaba, a maior festa popular brasileira ganha contornos eruditos com a participação da Escola de Música Maestro Ernst Mahle.

Completando a programação, o Sesc Santos leva as obras de Chiquinha Gonzaga, Lamartine Babo, Assis Valente e outros compositores para animar a festa do litoral paulista.


Carnaval de Olinda visita São José dos Campos. Foto: Beto Figueroa




No Carnaval, o horário de funcionamento das unidades do Sesc passam por alterações. Consulte-os aqui.

A programação completa das unidades pode ser consultada nessa página.