Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Editorial

Para acessar a íntegra da publicação, clique no link à esquerda

 

Através do decreto 4.227, de 13 de maio de 2002, o Presidente da República Fernando Henrique Cardoso criou o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso – CNDI, antiga aspiração de todos aqueles que há vários anos militam ativamente em prol de políticas públicas realmente efetivas no estabelecimento de dignas condições de vida ao idoso e ao aposentado brasileiro. Formado por representantes de diversos ministérios, o Conselho conta também em sua composição com representantes de instituições da sociedade civil. Convidados a participar, o Departamento Nacional do SESC e o Departamento Regional do SESC de São Paulo foram eleitos para representar o segmento dos empregadores, fato que atesta o reconhecimento da comunidade pelos serviços prestados pelo empresariado consciente de suas responsabilidades sociais.

Desde os pioneiros Conselho Estadual do Idoso de São Paulo e do Conselho Municipal do Idoso da cidade de São Paulo, ambos criados nos anos 80, temos assistido a uma saudável multiplicação de conselhos municipais e estaduais pelo Brasil afora. Certamente as mobilizações de idosos, especialistas, entidades públicas e privadas, além de lideranças políticas, contribuíram decisivamente para uma progressiva sensibilização de autoridades de municípios e estados brasileiros. A culminância desse processo se deu com a criação do CNDI, importante conquista de todos os setores que defendem os direitos de cidadania para a Terceira Idade.

Nossos votos são de que o CNDI corresponda aos anseios dos milhões de idosos brasileiros que tantos esforços devotaram à construção da sociedade brasileira e que, por isso, merecem nosso carinho e respeito. Esperamos que o Governo Federal forneça ao Conselho todas as condições de trabalho necessárias ao bom desempenho de suas nobres funções.

Para o SESC de São Paulo a participação no Conselho Nacional dos Direitos do Idoso significa a abertura de mais uma importante frente de luta que teve início nos anos 60, quando criamos o primeiro grupo de convivência de idosos no país. Daquela época até hoje o programa Trabalho Social com Idosos cresceu muito. Atualmente contamos com dezenas de grupos funcionando em 55 cidades de São Paulo, atendendo cerca de 50 mil pessoas idosas. Em 2003 estamos completando 40 anos de atuação nessa área e temos bons motivos para festejar. Aproveitamos o momento para convidar todos os nossos leitores para participarem dos eventos programados para essa comemoração.

Nesta edição, entrevistamos o cenógrafo e diretor teatral Gianni Ratto, que aos 86 anos de idade conserva todo o seu entusiasmo e fé no ser humano. Através dessa figura exponencial de nosso teatro, homenageamos todos aqueles que têm contribuído para essa nobre arte.


DANILO SANTOS DE MIRANDA. Diretor Regional do SESC de São Paulo.