Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Trabalho voluntário vis-à-vis à marginalização do idoso: Um paradigma de integração social

Foto: Nilton Silva
Foto: Nilton Silva

Para acessar a íntegra da publicação, clique no link à esquerda

 

ELÓI MARTINS SENHORAS (1)

RESUMO: 

Inserido na problemática da marginalização social do idoso brasileiro, o trabalho voluntário objetiva criar uma discussão que possibilite a sua integração no seio da sociedade, ampliando seu papel de cidadão e tornando-se elo de ligação entre o idoso e os serviços a ele destinados.

A organização e mobilização de pessoas para a integração social do idoso apresenta-se como uma grande oportunidade para consolidar o voluntariado como um componente essencial para uma sociedade cada vez mais participativa e responsável. Com essas possibilidades a velhice torna-se um campo, ao mesmo tempo de participação e de intervenção popular, em uma proposta que se destaca como uma alternativa de política social.

O valor de um problema social certamente não pode ser medido apenas pela extensão percentual de um grupo no contexto da população total. Antes, é preciso avaliar as condições de vida desse grupo, as ações que são propostas pelo sistema social e a eficácia dessas ações na recuperação desse grupo populacional.

Palavras-chave: voluntariado; integração social; filantropia

(1) Economista pós graduado em gestão e estratégia de empresas pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.