Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

40º Festival Sesc Melhores Filmes

O melhor da sétima arte
O Festival Sesc Melhores Filmes chega a sua 40ª edição com muito cinema, além de exposições e bate-papos

A Mostra de Cinema mais antiga de São Paulo completa 40 anos em 2014. O 40º Festival Sesc Melhores Filmes tem sua abertura no dia 2 de abril, com a entrega dos prêmios para os melhores filmes. Ao todo concorrem 366 filmes lançados em 2013, que foram escolhidos por um júri de críticos e por votação do público na internet. Mas é no dia 3 que começa a programação da mostra, que segue em cartaz durante todo o mês de abril, de segunda a segunda, a partir das 14h. “Todas as sessões têm audiodescrição e legendas open caption, fazendo com que os filmes da mostra sejam acessíveis a portadores de deficiência visual, auditiva e intelectual”, explica Renata Wagner, técnica do CineSesc. Também haverá algumas atividades paralelas, como seminários, oficinas para crianças nas sessões do Cine Clubinho e o Cinema da Vela, com bate-papo.
O Festivai conta também com itinerância. Além de São Paulo, cidades do litoral e do interior do estado receberão filmes. Outra atividade, para comemorar os 40 anos, é uma exposição de fotografias de Ludovic Carème. “A exposição ficará no hall do CineSesc, com fotos de atores e atrizes brasileiros que trabalharam em filmes que ganharam prêmios nestes 40 anos de festival”, afirma Renata. “Há também a ‘Seleção 40 Anos’, que são filmes brasileiros restaurados que já ganharam prêmios na mostra.” O Festival Sesc Melhores Filmes pratica uma política de preços populares para ampliar o acesso do público. Os ingressos para as sessões custam 10 reais a inteira, 5 reais a meia e 1 real para comerciários.

Fotografia paulistana
Aconteceu até o dia 23 de fevereiro, no Sesc Bom Retiro, uma exposição de 50 fotografias de Carlos Moreira, que vão desde seus primeiros trabalhos com filme até o mais atual e digital. Celebração dos 50 anos de carreira do fotógrafo, a mostra foi acompanhada do lançamento de Carlos Moreira – São Paulo, primeiro livro completamente dedicado à obra do fotógrafo. O volume conta com 100 imagens, algumas ainda inéditas e outras produzidas especialmente para o projeto.

Públicos de Cultura: Hábitos e Demandas
Esse é o título da pesquisa nacional que será apresentada no Sesc Pinheiros no dia 9 de abril, realizada em parceria do Sesc com a Fundação Perseu Abramo, (PSA). Os principais objetivos do estudo foram a investigação dos hábitos e práticas culturais dos públicos de cultura no Brasil – residentes em áreas urbanas –, e as motivações que conduzem a tais escolhas ou condições de acesso. A pesquisa, apresentada como parte do Encontro Internacional Públicos da Cultura, em novembro de 2013, no Vila Mariana, contempla todas as regiões brasileiras.

Palhaços  em formação
Deve ocorrer, no Sesc Belenzinho, do dia 8 ao 12 de abril, a oficina Clown com Philippe Gaulier. Gaulier foi aluno de Jacques Lecoq nos anos 1960, professor da École Internationale de Théâtre Jacques Lecoq nos anos 1970 e criou sua própria escola na década seguinte, a École Philippe Gaulier, que é considerada modelo na formação de palhaços. Nesta oficina, a proposta é experimentar a linguagem clown por meio do método de Gaulier. Para palhaços e clowns iniciados e pesquisadores da linguagem.

Clássicos mediados
Acontece no Sesc Carmo uma série de encontros com compositores brasileiros comentando clássicos da música mundial. No dia 18 de março o compositor Flo Menezes, um dos precursores da música eletroacústica no Brasil, comentou a obra “Circles” (1960), de Luciano Berio. No dia 15 de abril, será a vez do compositor e jornalista musical Leonardo Martinelli, que falará sobre a ópera L’Orfeo, de Monteverdi. A programação mensal segue até julho, com encontros às 19 horas.

Animação  e música
Entre 6 e 13 de março, o Sesc Ipiranga realizou a oficina para ensinar os segredos do Tagtool DIY, um sistema usado por artistas visuais que permite criar imagens e dar vida a elas. A aula que uniu música ao vivo e animação foi ministrada pelo grupo Lavoura, formado na cidade de Bauru. Os componentes desenvolvem pesquisas com cultura popular, jazz, música eletrônica e plataformas colaborativas, como o Creative Commons.

“É UM SHOW QUE ME FAZ LEMBRAR DE VÁRIAS FASES DA MINHA VIDA, DESDE O COMEÇO. NO DISCO COMO NO SHOW, EXISTE UMA COERÊNCIA COM TUDO QUE FIZ, PASSAMOS POR TODAS AS GALS QUE HABITAM EM MIM”
GAL COSTA em entrevista ao jornal baiano Correio, falando ¿sobre a estética do disco e do show Recanto ao Vivo, ¿apresentado no Sesc Pinheiros entre os dias 7 e 9/3

QUANDO PEGO O ROTEIRO, QUERO ENTENDER O QUE ¿ESTÁ POR TRÁS DAS PALAVRAS. INTERPRETAR NO SENTIDO MAIS LITERAL. E AÍ NÃO HÁ DIFERENÇA ENTRE CINEMA E TEATRO.
MARAT DESCARTE em entrevista à Revista de Cinema. ¿O ator está na peça O Natal de Harry, ¿parte da programação do Sesc Ipiranga até 26/4

Danças circulares
No Sesc Consolação, no dia 4 de abril, acontece o Baile de Danças Circulares. Ministrada por instrutores do Sesc e convidados, a proposta é compor um grande círculo com os participantes, no qual são apresentadas diversas formas de danças de vários países, mostrando suas culturas e tradições.

SescTV ao vivo
A tela da SescTV agora está ao alcance de um click. É possível acompanhar a programação via streaming exibida no próprio portal, com tudo que a TV tem de melhor: documentários, shows, dança, teatro, curtas-metragens, literatura e todo o universo das artes transmitido online.

Cultura indígena
A cultura dos povos indígenas está no centro da montagem Recusa, em cartaz no Sesc Osasco nos dias 11 e 12 de março. Encenada pela Cia. De Teatro Balagan, a proposta é mergulhar na profícua e diversa cultura indígena por meio de diferentes histórias.

Teatro do mundo
A primeira edição da MIT sp, ou Mostra Internacional de Teatro, foi realizada na cidade e teve no Sesc um dos parceiros para exibição de espetáculos. Foram exibidas as peças Anti-Prometeu, no Sesc Santana, e Gólgota PicNIC, da Cia. Argentina La Carniceria, no Sesc Vila Mariana, nos dias 13, 14 e 15 de março.

Papo literário
O jornalista e escritor Xico Sá foi o convidado do Sempre um Bom Papo, no dia 11 de março, na unidade Vila Mariana. Além de ler haicais inéditos, o autor conversou com o público sobre prosa, poesia, crônica, jornalismo e seu livro mais recente, Big Jato, lançado em 2012.

De tirar o fôlego
O clássico de Stanley Kubrick, esteve na tela do Cine Sesc no mês de março em sua versão restaurada. O Iluminado, lançado originalmente em 1980, tem Jack Nicholson em uma performance memorável na adaptação feita por Kubrick do livro homônimo escrito pelo mestre do Terror, Stephen King.

Camaleão
O espetáculo de dança Stardust, com Silenciosas + GT’Aime, parte da programação As Mil Faces de David Bowie, foi destaque no Sesc Piracicaba no dia 14 de março. Houve projeção de vídeos e coreografias inspiradas no músico, com um recorte específico do trabalho desenvolvido durante os anos 1970 e 1980. Ainda na ativa, o artista está com 67 anos de idade e quase 50 de carreira, tendo no disco The Next Day (2013) seu trabalho mais recente.

Rap nacional
Edi Rock, conhecido por seu trabalho no grupo Racionais MC’s, apresentou-se no Sesc Santo André no dia 14 de março. O show teve como base o disco solo do rapper Contra Nós Ninguém Será, lançado em 2013. Respeitado como um dos grandes do rap nacional, Edi Rock também cantou sucessos dos Racionais.

Conte outra
Destaque da programação infantil do Sesc Bom Retiro nos meses de março e abril, o projeto Traga seu Ponto e Aumente um Conto: Cultura da Oralidade busca o desenvolvimento da linguagem. Composto de oficinas, busca estimular a expressão das crianças por meio de trava língua, parlendas e rimas.