Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Da Redação




Da Redação



A arte engajada, ou de viés mais direto, mudou nas últimas décadas. Assim como o espectro político ganhou novos contornos, não mais restrito somente aos parâmetros partidários ou corporativos, a fronteira da criação artística diante de temas ligados à realidade, e sua busca por interferência imediata, também sofreu ampliações. Assuntos como meio ambiente, liberdades individuais e o corpo humano, entre outros, passaram a integrar o universo da luta política sob o olhar criativo.



Em Entrevista, o filósofo e professor José Arthur Giannotti discorre sobre o Brasil contemporâneo, a movimentação política da sociedade brasileira e a busca pela modernização. O perfil do novo ativismo é discutido em artigos inéditos, no Em Pauta, pelo professor de teoria política Marco Aurélio Nogueira e pelo psicanalista e professor de filosofia Tales Ab´Sáber.


A Série Trágica, desenhos do artista plástico Flávio de Carvalho, tem sua história contada em Almanaque Paulistano. Leonardo Moreira, em Encontros, fala sobre as novas formas de criação do teatro brasileiro. E o compositor João Ricardo, em Depoimentos, relembra seu grupo Secos e Molhados. Entre as reportagens, perfil do compositor e saxofonista John Coltrane, as interpretações sobre a cor nas artes plásticas e a Bienal Sesc de Dança. Os poemas de Maria Lúcia Dal Farra estão em Inéditos. No Em Cartaz a programação de setembro do Sesc São Paulo.



Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc São Paulo