Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Meio século de estudos

No dia 26 de abril de 1962, há longínquos 50 anos, a Federação do Comércio do Estado de São Paulo criava o Conselho Técnico do Instituto de Sociologia e Política, órgão destinado a estudar e debater os problemas nacionais. Na cerimônia de instalação, o então presidente da entidade, Brasílio Machado Neto, saudou a iniciativa como uma forma de “levantar os olhos acima do muro da vida cotidiana”, reunindo pessoas de “reconhecida cultura e inteligência, provindas das mais diferentes províncias do conhecimento humano e pertencentes às mais diferentes correntes filosóficas e políticas”.

Com essa diretriz, o conselho, mais tarde denominado Conselho de Economia, Sociologia e Política, reuniu-se ininterruptamente durante cinco décadas, e o resultado de seus trabalhos se encontra registrado nas páginas da revista Problemas Brasileiros, criada um ano depois. Com o advento da internet, esse material ficou disponível também na grande rede, onde pode ser encontrado no portal do Sesc de São Paulo, que abriga as edições eletrônicas da revista. As publicações mais antigas estão em fase de digitalização e brevemente também estarão ao alcance de estudiosos e pesquisadores, oferecendo um amplo leque de temas, opiniões, debates e enfoques sobre a realidade brasileira ao longo dos últimos 50 anos.

Entre os nomes que compunham inicialmente o conselho estavam José Luiz de Almeida Nogueira Porto, Rui Nogueira Martins, Antonio Gontijo de Carvalho, Theotônio Monteiro de Barros Filho, Francisco Carlos de Castro Neves, Francisco Malta Cardozo, José Garibaldi Dantas, Miguel Reale, Washington de Barros Monteiro e Dorival Teixeira Vieira.

O colegiado de alto nível se manteve até os dias de hoje, sempre apontando as mazelas, os problemas e as carências da nação brasileira, oferecendo a estudiosos, profissionais, mestres e governantes preciosos subsídios e fontes de inestimável consulta.

É com muito orgulho e satisfação que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo comemora estes 50 anos de seu conselho mais antigo, oferecendo-lhe o mesmo apoio inestimável com que o manteve atuante ao longo do tempo, para que permaneça debatendo, com igual profundidade e competência, o futuro do país.