Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Meio século de boas ideias

Esta edição comemora os 50 anos de existência do Conselho de Economia, Sociologia e Política da Fecomercio, Sesc e Senac de São Paulo. Criado em 1962 com o objetivo de debater os problemas nacionais, esse órgão reuniu, desde seus primeiros dias, pessoas de reconhecida competência e saber das mais diversas áreas do conhecimento, o que ao longo do tempo permitiu reunir uma vasta gama de informações sobre a realidade do país.

Esse material foi e continua sendo produzido e publicado na revista Problemas Brasileiros, que não por acaso foi fundada um ano depois, em abril de 1963. A revista se orgulha de ter suas páginas ocupadas pelas palestras e debates promovidos por esse conselho, reconhecidamente da maior importância para quem se dispõe a compreender um pouco mais o Brasil e os brasileiros.

Além de registrar essa data, este número traz, como tema da matéria de capa, a construção da estrada de ferro Transnordestina, uma obra que pode transformar o nordeste brasileiro numa nova fronteira agrícola e mineral do país. Infelizmente, há muitos percalços no caminho dos trilhos, que não são exatamente de natureza geológica. O atraso se deve a questões fundiárias, aumento de custos, mudanças de trajeto e entraves de ordem técnica. São falhas de planejamento que comprometem a realização de uma obra de inegável valor para o país.

Importante também para os brasileiros é o sistema de TV digital, um ambicioso projeto aprovado em 2003, que ainda esbarra em dificuldades diversas, oriundas de choques de interesses entre fabricantes e redes de televisão. Os prejudicados são milhões de telespectadores, ainda impedidos de acessar o mundo da informação pelo controle remoto.

Na área cultural, a revista relembra um grande nome da literatura, Marcos Rey, autor de 40 obras de ficção, além de livros paradidáticos, uma autobiografia e adaptações de textos para teatro e televisão, como O Sítio do Picapau Amarelo. Outro personagem enfocado nas páginas desta edição, este do mundo musical, é Herivelto Martins, que em 2012 completaria cem anos de idade. Conhecido pelas imortais composições Ave Maria no Morro e Praça Onze, Herivelto deixou mais de 700 canções, fazendo sucesso em uma época em que as peças musicais eram apreciadas pela alta qualidade, e não pela performance nas vendas.

Abram Szajman
Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo
e dos Conselhos Regionais do Sesc e do Senac