Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Parque Previdência

Com uma área de 91.500 metros quadrados, o Parque Previdência, no Jardim Previdência (Zona Oeste da capital), foi fundado em 21 de setembro de 1979. No local, funcionava um reservatório de água que abastecia o bairro até 1968. A antiga casa de bombas e a estação de tratamento de água foram adaptadas e nessa estrutura foi criado, em junho de 1968, o Centro de Educação Ambiental (CEA), primeiro órgão oficial do município a abordar a questão. Hoje, em seu lugar, funcionam o Museu do Meio Ambiente e o Núcleo de Gestão Descentralizada Centro Oeste, unidade ligada à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente. E no antigo reservatório fica atualmente o Grupo Escoteiro Raposo Tavares.

A fauna do parque inclui 63 espécies de animais e 58 espécies de aves – tais como o periquito-rico, o pica-pau-anão-de-coleira, o arredio-pálido e a cigarra-bambu. Já foram observadas também, em meio ao remanescente da Mata Atlântica que forma sua flora, aves ameaçadas de extinção tanto do estado de São Paulo quanto do mundo, caso do chibante e da araponga. Além disso, a alma-de-gato, a corujinha-do-mato, o beija-flor-preto-e-branco e o bem-te-vizinho-de-penacho-vermelho são visitantes assíduos vistos nos galhos de pau-jacaré, cedro-rosa, pau-de-tucano, jequitibá e tapiá-guaçu. Contígua a esse remanescente há ainda uma área com reflorestamento heterogêneo.

A área de lazer abriga pista de cooper e caminhadas, área de estar, playground e a Trilha do Jequitibá, destaque entre as atrações do local. Feito em meio à mata, o percurso monitorado permite conhecer aspectos históricos, botânicos e ecológicos do parque. O serviço é gratuito, mas requer reserva, que pode ser feita pelo telefone (11) 3721 7430.


Vistas Contemporâneas

Museu Xingu

Ao longo de três décadas dedicadas à convivência e ao estudo dos povos indígenas do interior do Brasil, os irmãos Villas-Bôas – Orlando (1914-2002), Cláudio (1916-1998) e Leonardo (1918-1961) – reuniram um acervo de artefatos que mostram a cultura ancestral dos povos que viviam aqui desde antes do descobrimento – algo como a pré-história do país.

A coleção é composta de 150 peças variadas – instrumentos e objetos de vários usos – confeccionadas com fibras, argila, madeira e pedras, e decoradas com urucum e jenipapo. Por meio delas é possível conhecer a sensibilidade que se revela no uso dos materiais e a engenhosidade no rigor dos acabamentos. A coleta das peças teve início durante a Expedição Roncador-Xingu, iniciada em 1944.

De uma missão com vistas à ocupação do Brasil central nasceu um convívio de respeito étnico e de preservação ambiental entre os índios e os Villas-Bôas, e que culminou com a homologação, em 1961, no governo de Jânio Quadros, da primeira reserva indígena do país, o Parque Indígena do Xingu, com 16 etnias e 26 mil quilômetros quadrados. O museu fica na Rua José Maria Lisboa, 838. Informações pelos telefones (11) 3884 9112 e (11) 3884 8627.

::