Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Cultura da Transformação

Durante junho de 2012, a palavra de ordem no Brasil e no mundo é: sustentabilidade. O mês, marcado por eventos ligados ao tema – como a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que será realizada de 13 a 22 –, oferece aos paulistanos logo no seu primeiro fim de semana, nos dias 2 e 3, a segunda edição da Virada Sustentável.

Como parte da programação, inspirada na já tradicional Virada Cultural, o Sesc promove uma série de atividades artísticas, educativas e recreativas relacionadas com o meio ambiente. Entre elas, atrações como oficinas, peças de teatro, instalações e mostras de cinema abordam de forma lúdica temas como biodiversidade, reciclagem, diversidade, mobilidade urbana e consumo consciente, com o intuito de levar ao público idéias e ações sobre sustentabilidade.

“Esse é um evento provocador de estímulos, o que nos faz pensar que é possível transformar nosso olhar e nossa atitude em relação ao outro e ao ambiente”, afirma a coordenadora do Programa de Educação para a Sustentabilidade do Sesc São Paulo, Denise Baena Segura.

Com a participação de mais de 500 mil pessoas reunidas em 482 atrações espalhadas por estações de metrô, escolas e pelos principais parques, museus da cidade e nas unidades do Sesc, a primeira edição da Virada Sustentável, em 2011, contou com a colaboração de organizações não-governamentais e fomentou, entre outras ações, a coleta de lixo eletrônico e doações de livros infantis.

Este ano, a programação conta com cerca de 600 atrações gratuitas distribuídas em mais de 120 pontos da capital. A cidade será tomada por exposições, filmes, oficinas, workshops, peças e shows com temas ligados a sustentabilidade, como meio ambiente, direitos humanos, mudanças climáticas, mobilidade urbana, lixo e qualidade de vida.

Neste ano, o foco das atividades está no desenvolvimento da economia sustentável, discutindo os resultados sociais e ambientais do consumo consciente, além de destacar ?como ações individuais se relacionam com uma economia verde cada vez mais em expansão.

“Tudo o que a sociedade consome é descartado, e a discussão colocada hoje é justamente como encontrar uma solução para reduzir o impacto desse descarte de resíduos, junto à questão da sustentabilidade”, explica o professor titular do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam) da Universidade de São Paulo (USP), Pedro Roberto Jacobi.

“Essa é uma questão associada à gestão pública, ligada à necessidade inevitável de aumentar a coleta seletiva, a separação de materiais, a reciclagem e a reutilização, além da inclusão social.” Em 2012, a Virada antecede as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, festejado anualmente em 5 de junho.

Com o tema Economia Verde: Ela Te Inclui?, as celebrações promovidas pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) terão pela segunda vez o Brasil como sede. “O tema chama a atenção de todos os segmentos sociais (Estado, empresas, ONGs e sociedade civil) sobre a necessidade e a urgência, em nível mundial, de tomada de decisões em relação à diminuição do impacto sobre o meio ambiente e à diminuição da desigualdade social”, acrescenta Denise.


Por um futuro melhor

Série de atividades realizadas no Sesc para a Virada Sustentável propõe ao público reflexões sobre o futuro

Entre as atrações promovidas pelo Sesc para celebrar a Virada Sustentável, que ocorre nos dias 2 e 3 de junho, em  São Paulo, estão intervenções urbanas como a promovida por Ygor Marotta e Cecília Soloaga, também conhecidos como VJ Suave, no dia 2, às 18h, na Rua Central do Sesc Pompeia. Lançando mão de projeções visuais que simulam o grafite, o duo espalha mensagens positivas sobre as paredes da cidade sem afetar o meio ambiente.

No Sesc Belenzinho é possível ver a mostra organizada pelo Cineclube Belém, que apresenta documentários que debatem a relação entre consumo e desenvolvimento sustentável como A Carne é Fraca, de Denise Gonçalves (dia 2, às 15h), O Veneno Está na Mesa (dia 2, às 16h10), de Sílvio Tendler, e Terceiro Milênio, de Jorge Bodanzky (dia 3, às 15h).

No Sesc Ipiranga, o Passeio Ciclístico – Intermodalidade do Transporte, dia 3, das 8h às 12h, tem encerramento na unidade com um bate-papo com a jornalista Renata Falzone.

O projeto A Cidade Que Queremos promove uma caminhada pelas ruas de Pinheiros, no dia 3, das 10h30 às 13h30, com participação do Sesc Pinheiros. Baseado no projeto canadense Jane’s Walk, a ideia é incentivar passeios ao ar livre, que ajudam a colocar as pessoas em contato com seu ambiente urbano e com a comunidade do seu bairro.

Já no Sesc Vila Mariana acontece a oficina Bike Rodagem – o Pedalar e Seus Aprendizados, que pretende aprofundar os conhecimentos sobre a bicicleta, sua história, seus usos (como transporte, lazer, geração de energia, artístico, entre outros) e sua relação com as questões ambientais. Também haverá uma oficina aberta para pequenos consertos e dicas de manutenção de sua bicicleta, na Praça Externa. Dia 2, das 14h às 17h.

::