Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Feliz 2011 a todos os leitores

O ano começa com a troca de comando do governo brasileiro, e um assunto que merece a máxima atenção de nossas autoridades volta a ter destaque nestas páginas. Não vemos necessidade de repetir o muito que já foi dito sobre o valor de uma boa educação. Sua falta, porém, impede que vagas sejam preenchidas no mercado de trabalho e provoca atrasos no desenvolvimento do país. Além disso, traz frustração às pessoas que desejam avançar na carreira profissional mas não dispõem de recursos financeiros para custear os estudos, uma vez que o poder público tem, na maioria das vezes, falhado na missão de oferecer uma formação de qualidade à população. Por essas razões e também por facilitar o acesso ao conhecimento a quem reside em localidades remotas, o ensino a distância vem ganhando espaço e deixando para trás o preconceito que por muito tempo estigmatizou essa modalidade de aprendizagem. É esse o assunto de nossa reportagem de capa.

Esta edição atesta também, em duas matérias, o bom conceito internacional de que o país começa a desfrutar em áreas relacionadas à medicina. Além de figurar no segundo lugar no ranking de vendas externas de equipamentos médicos e odontológicos entre as nações em desenvolvimento, o Brasil é procurado por um número cada vez maior de estrangeiros em busca de tratamento de saúde ou de cirurgias plásticas.

No campo da arte, enfocamos três manifestações distintas, todas muito significativas. Qorpo-Santo, um escritor, poeta e dramaturgo considerado insano em sua época, teve sua genialidade reconhecida mais de um século depois de sua morte. Na música, fomos investigar as origens de dois ritmos bem brasileiros, o samba e o chorinho, e encontramos suas raízes profundamente plantadas pelos escravos que trabalhavam nas lavouras de café do vale do Paraíba, entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Falamos ainda de um patrimônio nacional, o trio elétrico, criado por Dodô e Osmar, dois músicos que mudaram para sempre a cara do carnaval da Bahia.

Abram Szajman
Presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo
e dos Conselhos Regionais do Sesc e do Senac