Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Da Redação

O fascínio da magia teatral deve muito à construção da ambiência. Com seus silêncios, respiros e até brancos, às vezes pontuando como moldura e, em outros casos, quase como protagonista, o espaço cênico corporifica, de maneira lúdica, o universo imaginado pelo autor.

Em certas criações, uma nova respiração é oferecida ao texto, quando o diretor opta por universo capaz de sugerir outras interpretações. Nas encenações em espaços alternativos, por vezes inusitados, as plateias contemporâneas se deparam com espetáculos que buscam no estranhamento um fôlego capaz de ampliar os limites impostos pelas paredes do palco italiano.

Em Entrevista, a professora e escritora Mary Del Priore discorre sobre o interesse cada vez mais crescente de leitores sobre a História do Brasil e as reinterpretações recentes em torno das trajetórias de D. Pedro I e D. Pedro II. O coreógrafo Sandro Borelli e a professora Cássia Navas, em artigos inéditos no Em Pauta, discutem a formação de plateia na dança contemporânea.

Nuno Ramos, artista plástico e escritor premiado, fala de seu trabalho em Depoimentos. E, em Encontros, a professora Arlene Clemesha comenta a cultura árabe na contemporaneidade. Entre as reportagens, perfil do diretor e dramaturgo Augusto Boal, ensaio fotográfico de edifícios ícones do centro paulistano e os cuidados para se manter a saúde bucal.

O Almanaque Paulistano traz a história do Centro Universitário Maria Antônia. No Vistas Contemporâneas, o projeto de música no Museu da Casa Brasileira. Antunes Filho, com Prêt-à-Porter 10, abre o Dossiê. O escritor Álvaro Cardoso Gomes, com Achados na praia, está em Inéditos. No Em Cartaz a programação de outubro do Sesc São Paulo.



Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc São Paulo