Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Da Redação

A presente edição da Revista E do Sesc São Paulo realiza um candente mergulho em diferentes aspectos da arte contemporânea. Os recortes indicam a vibração dos tempos atuais em conexão da cultura e seu olhar flexível ao abraçar diversos suportes como forma de expressão.

A videoarte, já considerada uma expansão da linguagem, hoje se conecta com outras manifestações artísticas – como cinema, performance e urbanismo – e constrói um novo edifício artístico, resultado de uma postura antropofágica cada vez mais questionadora assumida pela produção cultural. Insatisfeita com os parâmetros estabelecidos, a arte extrapola os parâmetros e rompe paradigmas para oferecer ao público outras visões do homem e de seu momento no planeta.

Em Entrevista, o psiquiatra Carlos Byington faz uma análise, à luz dos pressupostos junguianos, de questões como o excesso de medicamentos e o crescimento das patologias de ordem emocional.
A regulamentação da publicidade para crianças é tema do Em Pauta, discutido em artigos inéditos da professora e ensaísta Lucia Santaella e da professora de comunicação Isabel Orofino.

Entre as reportagens, perfil do poeta Roberto Piva, o turismo dentro de São Paulo e a arte ligada à natureza.
Em Depoimentos, o bailarino e coreógrafo Ismael Ivo, há mais de 20 anos atuando na Europa, analisa a dança contemporânea e suas tendências. O professor e ensaísta Francisco Achcar, em Encontros, aborda as mutações da língua portuguesa.

O Almanaque Paulistano destaca duas áreas de proteção ambiental de São Paulo, Bororé-Colônia e Capivari-Monos. A mostra Processos, de Lasar Segall, ocupa o Vistas Contemporâneas. Os novos poemas de Antonio Fernando De Franceschi estão em Inéditos. No Em Cartaz a programação de setembro do Sesc São Paulo.


Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc São Paulo