Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Dossiê

Peça premiada no Sesc Pompeia

Em comemoração ao seu aniversário de 20 anos, a Cia. Azul Celeste apresentou, de 7 a 29 de março, no Sesc Pompeia, a peça Cem Gramas de Dentes. O espetáculo tem texto de Bosco Brasil, direção de Georgette Fadel e conta com Jorge Vermelho e Marcelo Matos (foto) no elenco. Cem Gramas de Dentes já conquistou o prêmio do Festival Nacional de Limeira e o Mapa Cultural Paulista (fases municipal, regional e estadual).

Harmônica Blues
A choperia do Sesc Pompeia foi palco, nos dias 13 e 14 de março, do 8º Encontro Internacional da Harmônica, considerado o maior festival do gênero na América Latina. A proposta é valorizar a gaita como um dos instrumentos mais populares no Brasil. Diogo Farias (foto) abriu o evento e no dia seguinte o público apreciou o tango do argentino Franco Luciani.

Ode às Mulheres
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, o Sesc Consolação preparou a programação especial Ser Mulher Direito – Um Olhar Contemporâneo, com apresentações musicais, saraus, cinema, palestras e oficinas. O destaque ficou por conta da cantora e atriz Vanja Orico (foto), que contou toda a sua trajetória desde o encontro com o famoso cineasta italiano Federico Fellini, em 1950, até os dias de hoje, falando de seus filmes e da carreira como cantora internacional.

Prêmio Especial para o CPT
O Centro de Pesquisa Teatral (CPT) do Sesc São Paulo recebeu um prêmio especial pelos dez anos do projeto Prêt-à-Porter no 21º Prêmio Shell de Teatro. A cerimônia foi realizada no dia 17 de março, no espaço Estação São Paulo, em Pinheiros, Zona Oeste da capital. Entre os demais premiados da noite, estiveram Isabel Teixeira, melhor atriz por Rainha[(s)] – Duas Atrizes em Busca de Um Coração; Domingos Montagner e Fernando Sampaio, melhores atores por A Noite dos Palhaços Mudos; e Marco Antônio Braz, melhor diretor por A Alma Boa de Setsuan.

Parceria Cidadã
Aconteceu, no dia 10 de março, a cerimônia que firmou a parceria entre o Sesc São Paulo e a Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo do Estado e que irá permitir aos participantes do programa Ação Jovem a matrícula no Sesc para acesso às unidades. Participaram da cerimônia o presidente da Federação do Comércio, Sesc e Senac, Abram Szajman, e o governador do Estado, José Serra (foto). O Ação jovem tem o objetivo de estimular seus beneficiados, estudantes de 15 a 24 anos, a concluírem o ensino fundamental e médio.

É Tudo Verdade
Durante o mês de março, o CineSesc exibou filmes da programação do festival de documentários É Tudo Verdade, que realizou sua 14ª edição. O convidado especial deste ano foi o cineasta israelense Avi Mograbi. No dia 3 de abril, o diretor discutiu sua trajetória na mesa de encerramento da 9ª Conferência Internacional do Documentário – evento que fez parte do festival, realizado em parceria entre o Cinusp e o CineSesc. A programação do É Tudo Verdade se estende até 5 de abril.

Grandes e Jovens Escritoras


Estrearam, em março, na Unidade Provisória Sesc Avenida Paulista, dois espetáculos cujos textos são assinados por grandes mulheres da literatura. Soltando os Cachorros (iniciado dia 18) reúne textos de Hilda Hilst, Marisa Raja Gabaglia e Cassandra Rios e fica em cartaz até 23 de abril. O monólogo Só, da dramaturga italiana Letizia Russo, estreou no dia 20, com o ator João Miguel (foto), e tem temporada até o dia 17 de maio.

Vozes Femininas
No dia 6 de março, a dupla Alaíde Costa (foto) & Claudya apresentou, no Sesc Ipiranga, o show Alma de Mulher, acompanhadas da pianista Giba Estebéz. No dia seguinte, foi a vez do quarteto feminino A Quatro Vozes (foto) mostrar o repertório do seu último CD, Inteiro. A série de shows, uma homenagem às mulheres, foi encerrada com a cantora Célia em um recital com as obras de Dolores Duran e Maysa e acompanhamento do pianista Hamilton Messias.

Dia Mundial da Água
O Sesc Interlagos preparou uma série de atividades com o projeto Guardiões da água: Eu, você e todos nós, que comemorou o Dia Internacional da Água, em 22 de março. A oficina Era de Aquarius ensinou os presentes a montar um aquário de plantas e cultivar esses ecossistemas. Outra atividade realizada foi a História Molhada, uma peça com a Cia. de Teatro Infantil Trem Bão, cujo objetivo era mostrar às crianças a importância da água no mundo e os cuidados que todos devem ter com esse bem natural e finito, mostrando a trajetória da água desde a nascente até sua chegada às residências.

Santos de Casa
O Sesc Santos realizou, de 5 a 29 de março, o projeto Santos de Casa, que reuniu diretores de teatro, músicos, companhias de dança, artistas visuais e cineastas nascidos ou radicados na Baixada Santista. Destaque para a peça Camille Claudel, dirigida por Kadu Veríssimo, sobre a conturbada história de vida da escultora francesa; para o show da cantora Anna Beatriz, que mostrou a sua mistura de jazz com MPB; e para a apresentação do compositor Renato Teixeira.

 

Cidadão Campineiro
O diretor regional do Sesc São Paulo Danilo Santos de Miranda recebeu, no dia 19 de março, o título de cidadão campineiro, concedido pela Câmara Municipal de Campinas, por iniciativa do vereador Sérgio Benassi (foto).

 

 

Intimidades
Teve início em 25 de março o projeto Intimidades, realizado pelo Sesc Pompeia e que reúne artistas visuais e músicos em exposições e shows. Faz parte do evento uma exposição com obras de Domitília Coelho e Paulo D’Alessandro; Leya Mira Brander; Mauro Piva; Mônica Rubinho; Rochelle Costi; Roseli Nery; Victor Lema Rique e Ondina Castilho, entre outros. Nos dias 27, 28 e 29 de março estiveram na unidade os músicos Chico César, Renato Teixeira e Lobão. Na ocasião, os compositores também participaram de um bate-papo com o jornalista Cunha Jr. O projeto segue até 26 de abril.

 

“Há muita coisa acontecendo fora da grande mídia. Mais difícil é ter acesso a essas coisas”
Izabel Padovani, em entrevista à Folha de S.Paulo. A cantora se apresentou no Sesc Vila Mariana em 3 de março.

 

 

 

 

“Não dá pra subir no palco só por dinheiro, porque depois de um mês você se sente a pior pessoa do mundo”
Roberto Frejat, em entrevista para a Folha Online. O músico se apresentou no Sesc Araraquara em 11 de março.