Postado em
Editorial
Convivência e Cultura
Criado, mantido e administrado pelo empresariado do comércio de bens e serviços, o Sesc tem como o objetivo de sua atuação o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores do setor e seus familiares, bem como da comunidade em geral.
Em programas e projetos desenvolvidos em seus 31 centros culturais e desportivos no Estado de São Paulo, em seu canal de TV (o Sesc TV), e em seu Portal de Internet, a entidade realiza ações nas mais diversas áreas de interesse. São ações no campo da cultura, esportes, educação ambiental, tecnologia, turismo social, Terceira Idade, desenvolvimento infantil, saúde, odontologia e alimentação – junto a públicos das mais diversas faixas etárias e estratos sociais –, numa iniciativa que completa 63 anos este ano.
Esta contribuição do empresariado, envolvido com o crescimento econômico da sociedade e a promoção dos valores dos homens e mulheres que a constituem, orienta-se pela convicção na construção de ambientes que favoreçam a convivência e o desenvolvimento social do indivíduo.
O olhar dedicado para a troca de conhecimentos e experiências entre as mais diferentes pessoas e culturas, que um evento nacional como o Ano da França no Brasil vem evidenciar, identifica-se, assim, com a essência do trabalho do Sesc, com o investimento e os modelos de atuação da instituição.
Ao valorizar tais espaços que proporcionam o aprimoramento coletivo pela aproximação de diferentes histórias e expectativas, os empresários do comércio de bens e serviços empenham-se em promover um princípio definidor da atuação do Sesc: a democratização do acesso aos bens de qualidade, simbólicos e materiais, para o crescimento humano e para a cidadania.
Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo