Releitura de Shakespeare Em cartaz até 11 de fevereiro no Sesc Pompéia, o espetáculo Os Dois Cavalheiros de Verona marca o retorno do diretor teatral Ulysses Cruz aos palcos paulistanos após uma ausência de quase dez anos. Ao misturar no palco variados ritmos de salão - como bolero, tango e valsa -, essa versão do texto do dramaturgo inglês William Shakespeare ganhou ares de clube noturno dos anos 50. No entanto, o cenário móvel faz alusões a ambientes originais da peça, que se passa na Itália.
Prazer e saúde Ao longo da história, o esporte já esteve presente no culto a deuses da mitologia grega, foi utilizado como preparação para a guerra, transformou atletas em figuras de destaque e chegou à era moderna como um eficiente meio de unir o lazer à saúde. Com foco nesse aspecto, o fotógrafo Marco Aurélio Olímpio compôs a exposição Retratos Esportivos de Sampa, em cartaz do Sesc Ipiranga até 25 de fevereiro. A mostra traz situações em que o esporte aparece no dia-a-dia de pessoas comuns, aliando qualidade de vida a sociabilização.
Nova geração da dança A unidade provisória Sesc Avenida Paulista iniciou dia 20 de janeiro a temporada de dança Vertentes com os espetáculos Confluir (foto), de Thembi Rosa, e He, She or It? (...Vou Ficar até a Festa Acabar!), de Tuca Pinheiro. As apresentações, que seguem em cartaz até o dia 11 de fevereiro, têm em comum a proposta de apresentar ao público uma nova geração de coreógrafos e performers mineiros cujos trabalhos são norteados pela perspectiva da dança como expressão do pensamento.
Saudades de Elis A cantora Elis Regina foi homenageada no show Felisidade, realizado no Sesc Ipiranga em 19 janeiro, dia que marca os 25 anos de sua morte. No espetáculo, o maestro, compositor e instrumentista Natan Marques, que trabalhou com Elis, relembrou trechos de shows que formaram a trajetória da intérprete e também da MPB, como Falso Brilhante, de 1975, e Trem Azul, de 1981.
População esclarecida "Agora que os candidatos eleitos tomaram posse, a sua responsabilidade aumentou." Esta é a mensagem do Ministério Público de São Paulo para 2007. O SescTV é uma das emissoras a veicular a campanha, lançada em janeiro, colaborando assim para mais essa iniciativa do Ministério Público de esclarecer a população acerca de seu papel. Em anos anteriores, os temas abordados foram a importância da investigação por parte do Ministério Público e a comemoração dos 20 anos da Lei da Ação Civil Pública.
Esforço reconhecido O documentário Sambaqui, 10 mil anos de história, co-produção do SescTV e do estúdio VCR/Imagemix, recebeu o prêmio de Melhor Documentário Longa-Metragem no Cinecien 2006 - Festival de Cine e Vídeo Científico do Mercosul, realizado no Rio de Janeiro no mês passado. Dirigido por Luciano Delion, o filme mostra as pesquisas de arqueólogos do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP) sobre os sítios pré-históricos formados pelo acúmulo de conchas, moluscos, ossos humanos e de animais - conhecidos como sambaquis -, encontrados no Vale do Ribeira.
"Antes de ouvir qualquer banda e buscar qualquer produto internacional, procure aqui no Brasil, que você vai encontrar biografias e histórias maravilhosas para o mundo." O músico Otto, que, ao lado de Raul de Souza e Sandra de Sá, se apresentou dias 6 e 7 de janeiro no Sesc Pinheiros
Música híbrida A MPB encontrou o samba-jazz no Sesc Pinheiros, nos dias 13 e 14 de janeiro. No show, o pianista Johnny Alf (foto) dividiu o palco com uma das principais referências do chamado samba-jazz atual, o cantor e compositor Ed Motta. Alf apresentou ainda o repertório de seu último CD, Mais Um Som, lançado em 2006.
... bom sujeito não é Em celebração aos 90 anos da primeira gravação de samba registrada em disco, o Sesc Santos apresentou, durante o mês de janeiro, o projeto Corda e Caçamba - Quem Não Gosta de Samba... Entre os destaques da programação, o show Samba Novo, de Dona Inah, no dia 18, e a apresentação da cantora Fabiana Cozza (foto), no dia 25.
"Eu só faço o que sinto que é verdadeiro. Música para mim não é indústria, é arte." A cantora Elba Ramalho, que se apresentou, de 12 a 14 de janeiro, em espetáculo intimista em comemoração a seus 25 anos de carreira, no Sesc Vila Mariana
Outros Tons A cantora Fátima Guedes se apresentou no Sesc Vila Mariana no dia 11 de janeiro em show que homenageou os 80 anos de nascimento de Tom Jobim. No espetáculo, Fátima interpretou as canções de seu novo trabalho, Outros Tons, que reúne as primeiras composições do músico, anteriores ainda a sua revelação para o mundo, em 1962.
Feliz aniversário Os 453 anos de São Paulo completados em 25 de janeiro foram comemorados nas unidades do Sesc São Paulo com programações que ressaltaram a diversidade cultural e étnica da capital.
Sesc Ipiranga O evento São Paulo... De Quase Tudo Um Pouco! reuniu shows musicais, espetáculos de dança de rua e filmes para celebrar alguns dos elementos que fazem parte da origem e da formação da cidade, como o samba, o rap, os cordéis nordestinos e a capoeira.
Sesc Pompéia O projeto Eduardo Gudin - 40 Anos de Música, realizado de 25 a 28 de janeiro, foi dividido em quatro shows. O evento reuniu um time de grandes músicos e intérpretes. Estiveram lá Paulinho da Viola, Maria Rita, Jair Rodrigues, Vânia Bastos, Ná Ozzetti, Guinga, Fátima Guedes, Dona Inah, Mariana Aydar, Elton Medeiros e Thobias da Vai-Vai. Gudin (foto) assinou a direção musical e os arranjos dos espetáculos e ainda subiu ao palco nos quatro dias.
Sesc Pinheiros A unidade reuniu 17 músicos que se apresentam nas ruas de São Paulo, alguns representantes de comunidades de imigrantes que ajudaram a formar a cidade - como japoneses, paraguaios e bolivianos -, no show Orquestra de Músicos das Ruas de São Paulo. A "sinfonia" de instrumentos e sotaques teve coordenação do compositor Livio Tragtenberg e marcou o lançamento do CD Neurópolis, o primeiro do Selo Sesc em 2007.
Sesc Santana O projeto Viva Sampa apresentou o espetáculo Rua da Lembrança, uma grande narração de histórias e curiosidades sobre a cidade e sobre o tradicional bairro de Santana, e um show que misturou sambas e choros a baiões e canções representativas da metrópole ao som do violino de Ricardo Herz.
|
voltar
|