Postado em
Da redação
Sofisticada e rica em sua diversidade, a música instrumental brasileira experimenta, nos últimos anos, um fenômeno importante: a sua inserção, cada vez maior, entre o público jovem. Tal interesse se manifesta não apenas na lotação de espetáculos musicais, mas também no surgimento de uma geração de artistas que tem sua referência em autores como Hermeto Pascoal ou Egberto Gismonti, entre outros – e não mais apenas em nomes estrangeiros. Sem estardalhaço, o gênero passa a ser estudado e prestigiado por uma platéia que busca alternativas de qualidade ao que é oferecido, sem criatividade, pela chamada indústria cultural.
A Entrevista traz uma conversa exclusiva com o jurista e professor Dalmo de Abreu Dallari sobre educação, direitos humanos e cidadania.
Nos Depoimentos, Aziz Ab’Sáber, um dos mais respeitados intelectuais brasileiros, e o premiado romancista e roteirista Marçal Aquino.
Entre as reportagens, o acervo de artes plásticas do Sesc São Paulo, o teatro de bonecos e a exposição Uma Viagem Eletrizante.
A publicidade dirigida às crianças é o tema debatido no Em Pauta, nos artigos exclusivos dos professores Laurindo Lalo Leal Filho e Edson Crescitelli.
Na seção Ficção Inédita, o escritor e cronista Lourenço Diaféria comparece com uma história sob medida para esta edição: um conto de Natal passado em São Paulo.
O Almanaque Paulistano mostra como a Paulicéia inspira o compositor Tom Zé, e a seção Vistas Contemporâneas registra o Parque Estadual da Cantareira.
No Em Cartaz, as atividades de dezembro do Sesc São Paulo.
Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do Sesc São Paulo