Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Da Redação

Por ser algo informal, e quase sempre interativo, o teatro de rua, no Brasil, sempre mereceu do público respeito e interesse. Ao longo das últimas décadas, o gênero experimentou variadas linguagens e fortes transformações, sempre em busca de renovação e com a preocupação de reter a atenção da platéia. Importantes nomes da dramaturgia brasileira, como Oduvaldo Vianna Filho e Ferreira Gullar, utilizaram-no para levar às ruas mensagens políticas mais explícitas; outros o empregam ainda como forma de mobilização social ou como simples entretenimento. A matéria de capa aborda desde as primeiras experiências do teatro de rua, na década de 1940, até os tempos atuais, mostrando como ele se renova, numa sociedade cada vez mais tecnológica.

 

Na Entrevista, uma conversa exclusiva com o escritor e desenhista Luis Fernando Verissimo sobre literatura, arte, viagens ao redor do mundo e seus momentos de criação.

 

O Em Pauta põe em discussão a identidade e a auto-estima do brasileiro, com artigos exclusivos dos escritores Silviano Santiago e Marcelo Coelho.

 

Entre as reportagens, o centenário do filósofo francês Jean-Paul Sartre, a poesia de cordel diante da internet e o rock brasileiro na última década, com suas novas bandas.

 

A seção Encontros traz o médico sanitarista Pedro Dimitrov e o Depoimento registra uma conversa com o maestro John Neschling.

 

Para a Ficção Inédita, Xico Sá escreveu a história Emparedados Corações.

 

No Em Cartaz, as atividades de julho do Sesc São Paulo.

 

Danilo Santos de Miranda

Diretor Regional do Sesc São Paulo