Postado em
O Sesc e a leitura
O acesso a cultura, seja tanto para desfrutar a diversidade de manifestações e obras do acervo artístico da humanidade quanto para o cidadão poder expressar seu próprio universo imagético, é um dos princípios fundamentais para assegurar o desenvolvimento da civilização.
A leitura, como fonte de informação e incentivo à reflexão, tem papel preponderante na formação de indivíduos mais conscientes e qualificados para o convívio em sociedade.
O Sesc São Paulo, como um dos pressupostos de sua ação socioeducativa, mantém programas regulares voltados para a valorização do livro e da leitura, bem como para a expressão escrita e pesquisa. Nesse sentido, bibliotecas, espaços de leitura, recitais literário-musicais, encontros com escritores estão presentes na quase totalidade das unidades mantidas pela entidade.
A conservação e ampliação do acervo são serviços importantes no sentido de disponibilizar obras criteriosamente diversificadas ao público freqüentador do Sesc. Lançamentos de obras literárias, exposições, palestras, publicações, seminários, cursos e debates integram o rol de eventos realizados continuamente nessa área; além da manutenção de espaços recreativos direcionados para crianças e jovens, como as brinquedotecas, ludotecas e gibitecas. Atividades de incentivo à leitura e à produção literária também estão presentes nas salas de Internet Livre e no site corporativo.
Abram Szajman
Presidente do Conselho Regional do Sesc no Estado de São Paulo