Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Nesta Edição

A A Meditação sobre o Rio Tietê, poema que encerra a matéria de capa, retrata com a maestria peculiar de Mário de Andrade a história do rio símbolo da cidade e do Estado de São Paulo. Inspiração para os primeiros moradores da província, que às suas margens levantaram suas casas de taipa de pilão untada com o barro do rio, o Tietê foi também caminho útil para os bandeirantes desbravarem o interior do país em busca de riquezas. Se as fronteiras brasileiras têm extensão tão abrangente, muito se deve ao Tietê que nos guiou para os rincões mais inacessíveis de Mato Grosso e Goiás.

Como Mário de Andrade, que se emociona com o rio que "esplende em luzes inumeráveis, lares, palácios e ruas...", os paulistanos de hoje sentem profundo orgulho do rio que permitiu a essa enorme metrópole sobreviver. Mas, infelizmente, diante da situação atual, em que o rio morto só enfeia e prejudica a cidade, é a imagem idealizada do passado que remanesce vívida.

O poema, escrito em 1944, termina trágico e desesperançoso, com o poeta atribuindo ao rio a culpa da miséria humana: "Estas águas do meu Tietê são abjetas e barrentas... A culpa é tua Pai Tietê". Mas àquele tempo, a poluição era branda e a rudeza do rio, artifício poético. Hoje, ao contrário, a poluição desastrosa vem principalmente da mão humana. E a intervenção aparece de várias formas e tem implicações muito severas que extravasam a simples estética do rio. Em suma, recuperar o Tietê é um ato imprescindível que trará benefícios essenciais para a saúde da cidade como um todo. Os governantes devem ficar cientes que o Tietê limpo é uma prioridade.

Esta edição mostra, também, as modalidades de exercícios físicos alternativos às ginásticas convencionais. Bioenergética, automassagem, alongamento, yoga e ginástica holística ganham cada vez mais adeptos entre os que pretendem incrementar a qualidade de vida.

Aproveitando o lançamento da quarta edição do programa Mulher e sua Idade, a matéria Consciência Feminina relata como as mulheres estão cuidando da própria saúde. O evento Eu Sou Mais Zeus, em exposição no Sesc Consolação, ganha cobertura completa na reportagem Os Deuses Entre Nós.

Finalmente, o Em Pauta trata da importância do estudo em nossos dias enquanto a ficção do autor baiano, Aleilton Fonseca, conta uma deliciosa história de saudades.


Danilo Santos de Miranda
Diretor do Departamento Regional do SESC-SP