Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Abril Indígena

Videoprojeção
Videoprojeção "O Sol Nascerá", parte da "OcupAção: Denilson Baniwa", a partir de 1º/4 no Sesc Santos

AÇÃO EM REDE DO SESC SÃO PAULO VAI DAR VISIBILIDADE ESTE ANO À PRESENÇA DE POVOS ORIGINÁRIOS EM TERRITÓRIOS ONDE FICAM AS UNIDADES NO ESTADO

 

Pelo quarto ano seguido, o Sesc São Paulo realiza a programação Abril Indígena, que desta vez terá como tema SP: Terra Indígena. O objetivo desta edição é dar visibilidade à presença de povos originários em territórios onde estão inseridas as unidades do Sesc no estado, por meio da realização de atividades presenciais e online.

“Essa ação em rede pretende colaborar para a desconstrução da ideia estereotipada do indígena selvagem e isolado, que vive em terras distantes incrustadas nas florestas, revelando a atualidade e a dimensão local de suas existências, resistências, demandas, saberes e fazeres. Ainda que a história oficial tenha invisibilizado a contribuição indígena para a construção do que hoje conhecemos como o estado de São Paulo, é impossível não notar a marca das populações autóctones desses territórios nos nomes de rios, ruas, relevos etc. Assim, São Paulo é terra indígena”, destaca Tatiana Amaral, assistente da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc.

Segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 305 etnias indígenas no país, que falam 274 línguas diferentes e reúnem cerca de 900 mil pessoas. Dessa população, 5% – ou quase 42 mil indivíduos – vivem no estado de São Paulo, sendo a grande maioria habitante de centros urbanos, e os demais, residentes em áreas do litoral, Vale do Ribeira, oeste paulista e região metropolitana.

Dentre os destaques da programação Abril Indígena, está a mostra OcupAção: Denilson Baniwa – Territórios, na biblioteca do Sesc Santos, a partir de 1º de abril, que apresenta obras em lambe-lambe e videoprojeções de Baniwa, trazendo o pensamento e a luta dos povos tradicionais. Outro destaque é o Festival de Cinema Indígena, exibido pelo SescTV (www.sesctv.org.br).

Confira a programação completa no portal do Sesc São Paulo: www.sescsp.org.br/abrilindigena.

 

LAZER IMPORTA     

Neste ano, a segunda edição do Dia Mundial do Lazer, iniciativa da World Leisure Organization (WLO) que tem o Sesc São Paulo como um dos parceiros, será realizada no dia 16 de abril, e o tema escolhido é Lazer Importa. Um dos objetivos dessa ação é mostrar que o lazer é parte essencial à promoção de saúde e de bem-estar, além de uma ferramenta de desenvolvimento, diversão e alívio da sobrecarga mental para pessoas e comunidades. Na programação em rede realizada pelo Sesc São Paulo, haverá ações práticas e teóricas, remotas e presenciais, que buscam incentivar o público a começar, ou continuar, a praticar atividades físico-esportivas como parte de seus momentos de lazer. Confira um debate do Sesc Ideias sobre o tema: https://bit.ly/3uoCalE e acesse a programação: www.sescsp.org.br.

 

MELHORES DA TELONA

De 6 a 27 de abril, o Sesc São Paulo realiza o 48º Festival Sesc Melhores Filmes, com sessões no CineSesc e uma programação gratuita na plataforma Sesc Digital. Criado em 1974, o mais longevo festival de cinema de São Paulo oferece ao público a oportunidade de ver ou rever os filmes que mais marcaram a audiência na cidade em 2021. As produções são escolhidas democraticamente por meio de votação, dividida entre público e júri especializado, composto por críticos(as) de todo o Brasil. Estiveram em votação nesta edição: 305 filmes, sendo 197 estrangeiros e 108 nacionais, que receberam mais de 55 mil votos de espectadores. Os premiados serão revelados na cerimônia de abertura do festival, transmitida ao vivo pelo canal do YouTube do CineSesc, no dia 6 de abril. Saiba mais: melhoresfilmes.sescsp.org.br.

 

SOBRE MARIAS E FIRMINAS

Em homenagem ao bicentenário de nascimento da escritora Maria Firmina dos Reis (1822-1917), considerada a primeira autora abolicionista em língua portuguesa, o Sesc Carmo apresenta, até junho, o projeto Sobre Marias e Firminas: Escritas de Mulheres Negras. Na programação, que inclui atividades presenciais e online, estão cursos, mesas de debate, exibição de vídeos e espetáculos de música e de teatro. Desde 2019, o Sesc Carmo desenvolve projetos como Somos Rosa e Pagu Vive: Transgressões Femininas, homenageando mulheres de vanguarda que trouxeram contribuições em diversas áreas do conhecimento, mas que sofreram apagamento histórico por conta do racismo, do patriarcalismo e de questões políticas, entre outros fatores. Mais informações: www.sescsp.org.br/carmo.

 

MOSTRA ITINERANTE

A exposição EntreMeadas chega ao Sesc Guarulhos a partir do dia 30 de abril, depois de passar pelo Sesc Vila Mariana de 2019 a 2020. A mostra reúne a produção de artesãs e coletivos de várias regiões paulistas e traz, nesta edição, algumas novas obras, produzidas por artesãs e coletivos locais. A exposição tem curadoria da crítica e historiadora do design Adélia Borges. Visite: www.sescsp.org.br/guarulhos.

 

AÇÃO CONTRA A FOME     

A campanha Ação Urgente Contra a Fome, realizada no período de maio de 2021 a março de 2022, atingiu a marca de 128 toneladas de alimentos arrecadados. Durante esse período, a população foi convidada a levar doações em pontos de coleta instalados nas unidades do Sesc e do Senac no estado de São Paulo, além de drive thrus solidários. Os alimentos arrecadados foram distribuídos entre as 1.300 instituições sociais cadastradas no programa Mesa Brasil Sesc São Paulo. Promovida pelo Sesc e pelo Senac em São Paulo, com apoio do Sincomércio, a campanha foi criada no contexto da pandemia de Covid-19, que agravou um cenário de fome e de insegurança alimentar para milhares de famílias, e teve como objetivo auxiliar o atendimento às necessidades básicas de pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio de uma ação de solidariedade coletiva. A partir de agora, o Mesa Brasil Sesc São Paulo dá continuidade ao seu trabalho na luta contra a fome e o desperdício de alimentos coletando doações em parceiros. Saiba mais: mesabrasil.sescsp.org.br.