Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Lazer, identidade e amizades

Luyse Costa
Luyse Costa

Para além dos laços familiares, percebo que as atividades de lazer são um componente importante na construção de vínculos entre as pessoas. Isto fica ainda mais evidente quando penso sobre como se formaram minhas amizades mais próximas, aquelas que perduraram nesses meus 36 anos, e regularmente aparecem nas fotos “oficiais” de aniversário. Aqueles registros feitos com todos os convidados reunidos, sorrindo e festejando a passagem de mais um ano. Pai, mãe, esposa, tios, tias, primos e amigos se apertando para caberem naquele pequeno espaço de foco que a câmera consegue abranger.

Revendo cada um dos meus amigos, penso, opa! Esses caras jogaram basquete comigo! Esses outros jogam squash comigo! Essa galera aqui faz parte da minha turma de viagem! E esses aqui fizeram música comigo!

Independentemente de como nos conhecemos, na escola, na faculdade, no inglês, amigo de amigos, no trabalho... todas aquelas pessoas, as mais próximas da minha vida, são as com quem pratico ou pratiquei alguma atividade de lazer que de alguma forma nos aproximou.

Afinal, tem que ter algo especial em praticar esporte, tocar, viajar, dançar com alguém... já que eu estudei com muitas pessoas e trabalhei com mais um bom tanto de gente, mas, no final, aqueles que se tornaram amigos, dignos de posar na foto de aniversário, são aqueles com quem investi meu tempo livre. E entre discussões de “foi falta???”, risadas de um “fica atento que a música vai começar” e a empolgação de “tô de folga esse feriado, vamos para praia?”, parece que nasce algo como uma conexão, uma parceria ou um sentimento de pertencimento por viver tantas experiências juntos.

Esta me parece a chave nessa construção de cumplicidade e amizade. Escolhemos investir nosso tempo livre e limitado com pessoas com quem nos identificamos, confiamos e gostamos de ter por perto. E isso parece trazer aquela sensação de que quando você está com a sua turma, tudo fica mais divertido. Histórias são construídas e até momentos não tão legais se tornam lembranças importantes. Tipo aquele dia na praia que choveu, aquele torneio em que não ganhamos nenhuma partida ou aquele dia de ensaio em que acabou a energia e ficamos na mão. Toda experiência gera aprendizado, e com a sua “galera” normalmente tudo fica mais leve.

No meu caso foi através do esporte que formei a maior parte dos grandes amigos da minha vida.  E não importa se é na música, nas artes, no artesanato, no esporte ou em tantas outras práticas de lazer. Por meio das atividades que você se interessa, poderá encontrar aqueles que têm as mesmas afinidades que você e, a partir delas, estreitar laços e ampliar esse vínculo para a vida.  

E quem nunca respondeu a um “Você conhece aquele cara?” Com um: muito! Jogamos juntos! Ou quando perguntam: “você e ela são próximos?” E você responde: “Com certeza, passamos a virada de ano juntos.” 

O lazer aproxima e constrói ligações duradouras entre as pessoas. Aproveite! 

 

 

LEONARDO CALIX SOARES é graduado em Educação Física e trabalha como assistente na Gerência de Desenvolvimento Físico-esportivo do Sesc São Paulo.

 

 

revistae | instagram