Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Diversos 22

A pianista Karin Fernandes | João Sigoli
A pianista Karin Fernandes | João Sigoli

PROJETO QUE CELEBRA O CENTENÁRIO DA SEMANA DE ARTE MODERNA E O BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL DÁ CONTINUIDADE À PROGRAMAÇÃO NESTE ANO

Ao longo deste ano, o projeto Diversos 22 – Projetos, Memórias, Conexões do Sesc São Paulo dá sequência a sua programação, que teve início em setembro de 2021. Para a celebração das duas efemérides – centenário da Semana de 1922 e bicentenário da Independência do Brasil – serão realizadas atividades artísticas e socioeducativas no formato híbrido (online e presencial), bem como uma ação em rede nas unidades da capital, interior e do litoral do Estado de São Paulo. São seminários e cursos, festivais, programas musicais e audiovisuais, exposições artísticas e documentais, espetáculos em diferentes linguagens, publicações e reedições de obras literárias que buscam refletir criticamente sobre os desdobramentos destes episódios que marcam a história do Brasil.

Para o Diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, “a Semana de Arte Moderna, década após década, permanece como um acontecimento marcante para a história cultural brasileira, principalmente se considerarmos um experimentalismo e uma liberdade criativa que foram sendo cada vez mais afirmados nos procedimentos culturais”. Portanto, “esta efeméride de 100 anos da Semana – e, na sequência, de 200 anos da Independência – constitui oportunidade única para realizarmos uma reflexão profunda sobre o que somos, sobre como o passado se relaciona com o presente e nosso papel enquanto agentes culturais que constroem futuros possíveis (e utópicos)”, complementa.  

Entre alguns destaques da programação de janeiro, o projeto Prosas Musicais retoma suas ações presenciais no Centro de Pesquisa e Formação (CPF) do Sesc. No dia 22/01, é a vez do encontro A música de Villa-Lobos na Semana de 22: o que se ouviu e o que não se ouviu, com Camila Fresca (palestra), Karin Fernandes (piano), Caroline De Comi (canto) e Henrique Carvalho (violão). Já no período de 19 a 27 de janeiro, será realizado o curso online Diversos 22: Música e Modernismo no Brasil e em Portugal, que discutirá aspectos da trajetória artística, intelectual e política de Mário de Andrade e Fernando Lopes-Graça. As aulas serão ministradas por Guilhermina Lopes, pós-doutoranda no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (USP), e Flavia Camargo Toni, musicóloga, professora titular da USP. 

Acompanhe a programação: sescsp.org.br/diversos22.




 

          

Fotos: Divulgação

 

DO SINGLE AO BOLACHÃO

A série de livros Álbum: a história da música brasileira por seus discos (2021), lançada no formato digital pelas Edições Sesc São Paulo, é um farol para quem quiser navegar pela história da produção musical brasileira. Escrito pelo jornalista e crítico musical Pedro Alexandre Sanches, o primeiro volume da série, Álbum 1 - 1950 a 1972: saudade, bossa nova e as revoluções dos anos 1960 joga luz sobre a transição da produção fonográfica do formato single ao long play (LP), popularmente conhecido como “bolachão”. Este primeiro volume da série ainda conta com registro das artes de capa dos principais LPs lançados no período, discos de Aracy de Almeida, Pixinguinha, João Gilberto, Tim Maia, entre outros. 

O autor também disponibiliza uma playlist baseada no livro. Saiba mais: www.sescsp.org.br/edicoessesc.



 

Sem Palavras, Cia Brasileira de Teatro | Nana Moraes

 

 

ESTREIAS NO TABLADO

Novas temporadas teatrais entram na programação do Sesc São Paulo neste mês de janeiro. Entre alguns destaques está o espetáculo Morte e Vida Severina, do Grupo Magiluth, inspirado pelo poema homônimo de João Cabral de Melo Neto, que fica em cartaz no Sesc Ipiranga de 14/01 a 20/02. Outra estreia é a peça Sem Palavras (foto), da Cia Brasileira de Teatro, no teatro do Sesc Pompeia, de 20/01 a 20/02 – desdobramento da pesquisa realizada pelo grupo em seus últimos trabalhados a partir de outras linguagens como a dança, a performance e a música. Confira a programação no portal do Sesc São Paulo: www.sescsp.org.br.


 

 

Divulgação

 

PRÊMIO PARA O SESCTV

Indicado na categoria Motion com o projeto da nova identidade visual, o SescTV recebeu a medalha de bronze no Brasil Design Award 2021, premiação realizada anualmente pela Associação Brasileira de Empresas de Design. Desenvolvida pelo Estúdio Bijari em parceria com as equipes do canal, a nova identidade foi lançada no ano passado e é baseada na diversidade de temas que compõem o acervo da TV. Confira a nova identidade do canal durante toda a programação: Assista em www.sesctv.org.br ou consulte sua operadora. Outras produções do Sesc também foram premiadas nesta edição: medalha de prata na categoria Design Editorial pelo livro A Pirâmide do Piques, e bronze pelo livro A aventura de O Método e para uma racionalidade aberta, ambos das Edições Sesc; bronze na categoria Ilustração pelo painel “Um chá maluco”, na exposição ReAlices, do Sesc Santo André; e prata em Ilustrações Digitais pelo projeto “Estímulos Emocionais”, de Estudio Guto Requena, para o Sesc Sorocaba.



 

Ana Carolina Fernandes

 

Obra Os veios abertos da Baía de Guanabara (2015), que integra a exposição Oceano Alterado, em cartaz até dia 6 de março, no Sesc Santo André. Os registros fotográficos traçam um panorama da relação humana com os oceanos, em uma narrativa que navega pela arte, educação e sustentabilidade. Sob curadoria de João Kulcsár, a mostra reúne trabalhos individuais e de dois coletivos compostos exclusivamente por mulheres. Saiba mais: sescsp.org.br/santoandre.



 

MEMÓRIAS EM IMAGENS

Desde 1994, o Sesc São Paulo e o Museu da Pessoa desenvolvem juntos o projeto Memórias do Comércio, buscando conhecer as dinâmicas do comércio no Estado de São Paulo. Esse trabalho, que reúne fotos, documentos e entrevistas em vídeos, registra e preserva memórias que contribuem para reflexões sobre o desenvolvimento urbano, a transformação de costumes, as levas migratórias e imigratórias e outros câmbios da sociedade. Lançada no final de 2021, uma nova edição do projeto faz, dessa vez, um recorte sobre as cidades de Bauru, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, no oeste paulista. Entre as edições passadas estão: São Paulo – capital (1994, 2012, 2016), Araraquara e São Carlos (2000), Baixada Santista (2002), Vale do Paraíba (2004) e Campinas (2009). Visite: memoriasdocomercio.com.br.

 

Carlos Massayuki Hasimoto é um dos comerciantes da cidade de Ribeirão Preto que compartilham sua história no acervo do projeto Memórias do Comércio | Acervo Museu da Pessoa

 

 

revistae | instagram