Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da programação

Tati Vieira
Tati Vieira

Panorama literário em revista

ENCONTRO VIRTUAL COM EDITORES DE 21 PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS REFLETE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO E A DIVERSIDADE DESSE TIPO DE PERIÓDICO

Historicamente, revistas literárias são o principal meio de publicação de novos autores e até mesmo marcos de movimentos culturais como o modernismo e a poesia concreta, ambos no século 20. Por meio da publicação de manifestos, poemas, prosas e, principalmente, ensaios críticos, essas publicações periódicas são referências na área literária e influenciam gerações. Atualmente, desdobram-se em edições impressas e digitais, ampliando, dessa forma, seu alcance e acesso a leitores e leitoras. Para compreendermos e avaliarmos as contribuições das revistas literárias brasileiras no campo da literatura, o Sesc Ipiranga dá continuidade, nos meses de março e abril, ao projeto Revistaria, que teve início em fevereiro.

Sob curadoria de Fabiano Calixto (revista Meteöro) e Pedro Spigolon (revista Intempestiva), o ciclo de mesas de conversas conta com a participação de editores de 21 publicações de diversas regiões do país. Cada mesa reúne três editores de diferentes publicações. E, para abrir o debate, uma performance ou leitura dramática com a participação de Ricardo Aleixo, Frederico Klumb, Ave Terrena, Claudio Willer, Isabela Rossi, Valeska Torres e Ermi Panzo.

“As revistas literárias independentes sempre foram um importante espaço de reflexão e experimentação, fundamental para dar visibilidade ao trabalho de novos poetas”, explica Priscila Machado Nunes, animadora cultural do Sesc Ipiranga. “Para o Revistaria fizemos um grande mapeamento da produção nacional, e a diversidade, em seus vários aspectos, foi um norte para todo o trabalho realizado.”

Entre as revistas que participam desse encontro estão: Acrobata (PI), Arraia PajéurBr (CE), Musa Rara (SP), Olympio (MG), O Relevo (PR), Garupa (RJ) e Ruído Manifesto (MT). As mesas do Revistaria serão transmitidas ao vivo, todas as quintas-feiras, até dia 8 de abril, às 19h, pelo canal do YouTube do Sesc Ipiranga. Acompanhe: www.youtube.com/sescipirangasp.

 

“PARA O REVISTARIA FIZEMOS UM GRANDE MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO NACIONAL E A DIVERSIDADE, EM SEUS VÁRIOS ASPECTOS, FOI UM NORTE PARA TODO O TRABALHO REALIZADO.” Priscila Machado Nunes, animadora cultural do Sesc Ipiranga

 

 

VACINAÇÃO NO SESC ARARAQUARA

Atendendo a um pedido da prefeitura de Araraquara, no interior paulista, a unidade do Sesc na cidade se tornou um ponto de vacinação contra a Covid-19. Desde o dia 8 de fevereiro, os moradores locais são imunizados pelo sistema de drive thru, realizado no estacionamento do Sesc. Além de ceder espaço para a vacinação, o Sesc também oferece apoio com seus funcionários na parte de acolhimento, preenchimento de ficha, aferição de temperatura, orientação e encaminhamento para receber a vacina. A vacinação na unidade é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e segue o calendário de prioridades do município.

 

Foto: Ricardo Sanches

 

 

CIDADANIA EM PAUTA

Em 2020 o programa Lixo: Menos É Mais completou dez anos de transformações estruturais, operacionais e atitudinais no cotidiano das unidades do Sesc São Paulo, por meio da destinação responsável, redução ou eliminação de resíduos e de atividades educativas. O constante diálogo e envolvimento com os mais diversos públicos evidencia que a busca pela sustentabilidade é permanente. Para estimular a reflexão sobre mudanças de atitudes e a importância da educação para sustentabilidade na relação com consumo e geração de resíduos, o Sesc lançará o Cadernos Sesc de Cidadania, em março de 2021. Esta edição contará com relatos, histórias e trajetórias de vida de pessoas com atuação nos campos socioeducativo, cultural e político que fortalecem as diretrizes institucionais no âmbito da sustentabilidade. O lançamento do caderno será feito por meio de um debate no Sesc Ideias, no canal do YouTube do Sesc São Paulo, no dia 30 de março, às 16h.

 

Foto: Lúcio Érico

 

 

BRINCAR LÁ FORA

Ação essencial para o desenvolvimento e interação durante a infância, o ato de brincar é um direito garantido pela Declaração Universal dos Direitos das Crianças. Expressão do mundo interno, a brincadeira dá vazão à criatividade, principalmente na natureza, onde o brincar tem características e benefícios próprios. Para refletir sobre esse assunto, no dia 25 de março, às 15h, será transmitida a live O Brincar na Natureza, como parte da programação da atividade Dramaturgias do Brincar, realizada pelo Sesc Interlagos. Participam desse debate online a arte-educadora Rose Mara Kielela, o educador de atividades infanto-juvenis Felipe Pasqua (Sesc Belenzinho) e a educadora Mônica Ricobom de Almeida (Sesc Interlagos). Acompanhe pela página do Facebook do Sesc Interlagos: www.facebook.com/SescInterlagos.

 

Foto: Isabela Mota

 

 

CUIDAR FAZ BEM

O escritor e doutor em teologia Leonardo Boff (foto) foi um dos convidados da programação do Sesc Verão, em fevereiro, para um bate-papo online sobre o mundo que vivemos, cuidados diários e possíveis caminhos de equanimidade. Exibido no dia 11, pelo canal do YouTube do Sesc Consolação, Saber Cuidar – Do Pensamento à Ação teve mediação de Mara Rita Oriolo, mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e gerente adjunta do Sesc Guarulhos, em São Paulo. Esta e outras conversas, ações e atividades da 26ª edição do Sesc Verão, cujo eixo é Cuidar Faz Bem, estão disponíveis no portal do Sesc São Paulo: www.sescsp.org.br/sescverao.

 

Foto: Divulgação

 

 

FORMAÇÃO DE LEITORES

Neste mês, a terceira edição do Seminário Internacional Arte, Palavra e Leitura – Por uma Educação Transformadora acontece no ambiente online, entre os dias 16 e 19 de março. Participam das mesas pensadores(as), educadores(as) e escritores(as) do Brasil, México, Equador e Suíça. Realizado pelo Sesc SP e Itaú Social, com curadoria da Comunidade Educativa Cedac e Instituto Emília, o seminário tem por objetivo reafirmar o papel fundamental da escola pública e a importância da leitura para o desenvolvimento do pensamento crítico, e também valoriza a pluralidade de ideias e da participação dos jovens na construção de propostas educativas. No encerramento (19/3), a mesa Que Leitores Queremos Formar? conta com a participação da escritora Marina Colasanti, da professora da Universidade Federal de Minas Gerais Mônica Correia Baptista e da pedagoga Luciana Gomes, com mediação da diretora do Instituto Emília, Dolores Prades. Confira a programação: www.artepalavraeleitura.com.br.

 

 

 

Foto: Sofia Calabria

 

Versos do escritor curitibano Paulo Leminski (1944-1989) compõem a exposição/instalação luminosa Distraídos Venceremos, sob curadoria da poeta Alice Ruiz, nas áreas externas do Sesc Osasco. Quem assina a arte geral do projeto é o artista gráfico Miguel Paladino. Confira os horários de visitação e faça o agendamento pelo portal do Sesc São Paulo.

 

 

revistae | instagram