Postado em 28/02/2021
ENCONTRO VIRTUAL COM EDITORES DE 21 PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS REFLETE SOBRE A CONTRIBUIÇÃO E A DIVERSIDADE DESSE TIPO DE PERIÓDICO
Historicamente, revistas literárias são o principal meio de publicação de novos autores e até mesmo marcos de movimentos culturais como o modernismo e a poesia concreta, ambos no século 20. Por meio da publicação de manifestos, poemas, prosas e, principalmente, ensaios críticos, essas publicações periódicas são referências na área literária e influenciam gerações. Atualmente, desdobram-se em edições impressas e digitais, ampliando, dessa forma, seu alcance e acesso a leitores e leitoras. Para compreendermos e avaliarmos as contribuições das revistas literárias brasileiras no campo da literatura, o Sesc Ipiranga dá continuidade, nos meses de março e abril, ao projeto Revistaria, que teve início em fevereiro.
Sob curadoria de Fabiano Calixto (revista Meteöro) e Pedro Spigolon (revista Intempestiva), o ciclo de mesas de conversas conta com a participação de editores de 21 publicações de diversas regiões do país. Cada mesa reúne três editores de diferentes publicações. E, para abrir o debate, uma performance ou leitura dramática com a participação de Ricardo Aleixo, Frederico Klumb, Ave Terrena, Claudio Willer, Isabela Rossi, Valeska Torres e Ermi Panzo.
“As revistas literárias independentes sempre foram um importante espaço de reflexão e experimentação, fundamental para dar visibilidade ao trabalho de novos poetas”, explica Priscila Machado Nunes, animadora cultural do Sesc Ipiranga. “Para o Revistaria fizemos um grande mapeamento da produção nacional, e a diversidade, em seus vários aspectos, foi um norte para todo o trabalho realizado.”
Entre as revistas que participam desse encontro estão: Acrobata (PI), Arraia PajéurBr (CE), Musa Rara (SP), Olympio (MG), O Relevo (PR), Garupa (RJ) e Ruído Manifesto (MT). As mesas do Revistaria serão transmitidas ao vivo, todas as quintas-feiras, até dia 8 de abril, às 19h, pelo canal do YouTube do Sesc Ipiranga. Acompanhe: www.youtube.com/sescipirangasp.
VACINAÇÃO NO SESC ARARAQUARA
Atendendo a um pedido da prefeitura de Araraquara, no interior paulista, a unidade do Sesc na cidade se tornou um ponto de vacinação contra a Covid-19. Desde o dia 8 de fevereiro, os moradores locais são imunizados pelo sistema de drive thru, realizado no estacionamento do Sesc. Além de ceder espaço para a vacinação, o Sesc também oferece apoio com seus funcionários na parte de acolhimento, preenchimento de ficha, aferição de temperatura, orientação e encaminhamento para receber a vacina. A vacinação na unidade é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e segue o calendário de prioridades do município.
CIDADANIA EM PAUTA
Em 2020 o programa Lixo: Menos É Mais completou dez anos de transformações estruturais, operacionais e atitudinais no cotidiano das unidades do Sesc São Paulo, por meio da destinação responsável, redução ou eliminação de resíduos e de atividades educativas. O constante diálogo e envolvimento com os mais diversos públicos evidencia que a busca pela sustentabilidade é permanente. Para estimular a reflexão sobre mudanças de atitudes e a importância da educação para sustentabilidade na relação com consumo e geração de resíduos, o Sesc lançará o Cadernos Sesc de Cidadania, em março de 2021. Esta edição contará com relatos, histórias e trajetórias de vida de pessoas com atuação nos campos socioeducativo, cultural e político que fortalecem as diretrizes institucionais no âmbito da sustentabilidade. O lançamento do caderno será feito por meio de um debate no Sesc Ideias, no canal do YouTube do Sesc São Paulo, no dia 30 de março, às 16h.
BRINCAR LÁ FORA
Ação essencial para o desenvolvimento e interação durante a infância, o ato de brincar é um direito garantido pela Declaração Universal dos Direitos das Crianças. Expressão do mundo interno, a brincadeira dá vazão à criatividade, principalmente na natureza, onde o brincar tem características e benefícios próprios. Para refletir sobre esse assunto, no dia 25 de março, às 15h, será transmitida a live O Brincar na Natureza, como parte da programação da atividade Dramaturgias do Brincar, realizada pelo Sesc Interlagos. Participam desse debate online a arte-educadora Rose Mara Kielela, o educador de atividades infanto-juvenis Felipe Pasqua (Sesc Belenzinho) e a educadora Mônica Ricobom de Almeida (Sesc Interlagos). Acompanhe pela página do Facebook do Sesc Interlagos: www.facebook.com/SescInterlagos.
CUIDAR FAZ BEM
O escritor e doutor em teologia Leonardo Boff (foto) foi um dos convidados da programação do Sesc Verão, em fevereiro, para um bate-papo online sobre o mundo que vivemos, cuidados diários e possíveis caminhos de equanimidade. Exibido no dia 11, pelo canal do YouTube do Sesc Consolação, Saber Cuidar – Do Pensamento à Ação teve mediação de Mara Rita Oriolo, mestra em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e gerente adjunta do Sesc Guarulhos, em São Paulo. Esta e outras conversas, ações e atividades da 26ª edição do Sesc Verão, cujo eixo é Cuidar Faz Bem, estão disponíveis no portal do Sesc São Paulo: www.sescsp.org.br/sescverao.
FORMAÇÃO DE LEITORES
Neste mês, a terceira edição do Seminário Internacional Arte, Palavra e Leitura – Por uma Educação Transformadora acontece no ambiente online, entre os dias 16 e 19 de março. Participam das mesas pensadores(as), educadores(as) e escritores(as) do Brasil, México, Equador e Suíça. Realizado pelo Sesc SP e Itaú Social, com curadoria da Comunidade Educativa Cedac e Instituto Emília, o seminário tem por objetivo reafirmar o papel fundamental da escola pública e a importância da leitura para o desenvolvimento do pensamento crítico, e também valoriza a pluralidade de ideias e da participação dos jovens na construção de propostas educativas. No encerramento (19/3), a mesa Que Leitores Queremos Formar? conta com a participação da escritora Marina Colasanti, da professora da Universidade Federal de Minas Gerais Mônica Correia Baptista e da pedagoga Luciana Gomes, com mediação da diretora do Instituto Emília, Dolores Prades. Confira a programação: www.artepalavraeleitura.com.br.
Versos do escritor curitibano Paulo Leminski (1944-1989) compõem a exposição/instalação luminosa Distraídos Venceremos, sob curadoria da poeta Alice Ruiz, nas áreas externas do Sesc Osasco. Quem assina a arte geral do projeto é o artista gráfico Miguel Paladino. Confira os horários de visitação e faça o agendamento pelo portal do Sesc São Paulo.