Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da programação

Matheus José Maria
Matheus José Maria

Somos jovens

Rodas de conversa, oficinas e outras atividades refletem sobre o tema Comunidades e Conexões

na terceira edição do Juventudes em Foco

Começa neste mês a terceira edição do Juventudes em Foco, uma ação que tem por objetivo criar espaços de diálogo com jovens e profissionais interessados nas discussões sobre as juventudes. Esta ação integra o Programa Juventudes, que é destinado a adolescentes e jovens entre 13 e 29 anos e que pauta suas ações na diversidade das juventudes, na análise do contexto social, na relação com o território e na participação efetiva do jovem em sociedade. 

Com rodas de conversa, oficinas, vivências e outras atividades, o Juventudes em Foco traz, a partir do tema Comunidades e Conexões, coletivos, artistas, pesquisadores e outros profissionais para debater sobre como as juventudes contemporâneas têm se conectado e criado novas formas de expressão.

“Abordaremos o tema trazendo a potência do que tem sido feito nos coletivos, ampliando a visibilidade às ações e projetos que eles já desenvolvem. A ideia é que as rodas de conversas possam debater as diferentes juventudes e suas relações com o território”, explica Gabriela Neves, assistente da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo.

A programação é realizada de 7 de fevereiro a 27 de março, em 26 unidades da Grande São Paulo, interior e litoral. Confira a programação completa no portal sescsp.org.br.

 

SEJA CURUMIM 

No Sesc São Paulo, as crianças são estimuladas a brincar, experimentar, conviver, fazer novos amigos e aprender a partir das ações do programa Curumim. Voltado para um público na faixa dos 7 aos 12 anos, ele visa contribuir para o desenvolvimento integral das crianças por meio da realização de oficinas, vivências, jogos, passeios e atividades ambientais. Dessa forma, busca a formação de cidadãos solidários, conscientes e felizes. Neste ano, as crianças poderão participar deste programa, realizado em 33 unidades da capital, interior e litoral de São Paulo, a partir do dia 18/2.

 

MULHERES DA ARTE

No dia 20/2, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (CPF) realiza o Ciclo Mulheres nas Artes. A cada encontro, duas artistas convidadas apresentam sua produção e trajetória e, na sequência, o público participa de um debate. Neste mês, estão na programação a pintora, gravadora e professora Leda Catunda – importante artista da geração anos 1980 – e a performer e artista multimídia Élle de Bernardini. A palestra será mediada pela pesquisadora e professora Talita Trizoli.

 

"Foi a partir do questionamento “como lidar com o inimigo” que nasceu A Floresta, novo espetáculo de Alexandre dal Farra, no qual uma família – um pai, uma mãe e uma filha – está refugiada em uma casa isolada no meio da mata." Manoella Smith, no jornal Folha de S.Paulo, sobre o espetáculo que está em cartaz no Sesc Ipiranga até dia 9/2.

 

FOLIA PARA TODOS

Ritmos de todo o Brasil dão o tom aos brincantes do Carnaval no Sesc São Paulo. Nas unidades, uma programação diversificada para todos os públicos. No Pompeia, destaque para a ciranda de Lia de Itamaracá (dias 22 e 23/2) e o carimbó de Dona Onete (dias 24 e 25/2). Já no Parque Dom Pedro II acontece a Folia no Parquinho, para as crianças, com shows do Charanguinha do França (dia 22/2), Barbatuques (dia 23/2), dentre outras atrações. Já no Itaquera, o bloco Trupe Trupé convida toda a família a brincar ao som de frevos, caboclinhos, sambas e marchinhas (dia 24/2). Confira a programação no portal do Sesc São Paulo.

 

 

A votação popular da 46ª edição do Festival Sesc de Melhores Filmes está aberta até 17/2. O público pode escolher os favoritos entre mais de 450 produções nacionais e internacionais exibidas na cidade em 2019. Quem vota ainda ganha um ingresso para a programação do CineSesc. Saiba mais: melhoresfilmes.sescsp.org.br.

 

TODOS OS ANTUNES

No Sesc Consolação, movimentocptsesc não é uma exposição ou retrospectiva das três décadas de trabalho do diretor Antunes Filho (1929-2019) dedicadas ao Centro de Pesquisa Teatral. “Tampouco é uma homenagem”, assegura o curador Ricardo Muniz, que convida o público a “uma fabulação com ele, sobre ele, suas criações e este lugar” que é o CPT. A ideia é mostrar o movimento de intervenção e criação desenvolvidos por Antunes. Uma experiência que ocupa o Centro de Pesquisa Teatral, no sétimo andar da unidade, até dia 15/2.

 

CEM VEZES CLARICE

Em homenagem ao centenário de nascimento da autora de A Hora da Estrela, A Paixão Segundo G.H. e de outras importantes obras da literatura, o espetáculo Minhas Queridas, em cartaz até dia 8/2 no Sesc Pinheiros, joga luz sobre a relação entre Clarice Lispector e suas irmãs Elisa e Tania. Dirigido e escrito por Stella Tobar, a peça foi criada a partir da correspondência trocada entre as três mulheres nas décadas de 1940 e 1950. Cartas enviadas pela escritora enquanto acompanhou o marido e diplomata em viagens por diferentes países.

 

 

revistae | instagram