Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

6 motivos para entrar no clima de Natal no Sesc 24 de Maio

(Foto: Helô Goes)
(Foto: Helô Goes)

Tempo de celebrar, confraternizar e se encantar: o Natal já está chegando! Para comemorar, o Sesc 24 de Maio recebe uma programação recheada de diversidade cultural para sua Praça – Térreo. Entre os dias 14 e 22 de dezembro, shows, corais e orquestras acontecem gratuitamente.

Este ano, a proposta é evidenciar ao público o grande leque de associações feitas sobre este feriado a partir de culturas diferentes. Além da cultura europeia, também estão presentes histórias e cânticos de outros países da América Latina, do nosso Nordeste e da África.

Veja aqui 6 motivos para dar uma passada por aqui na semana que antecede o Natal e conhecer novas perspectivas culturais desta data

­

1- Descubra um pouco da cultura Ibero-americana 

O duo Fogueira das Rosas mostra que o espírito do Natal transcende fronteiras geográficas, temporais e culturais ao unir elementos sagrados e profanos da Ibero América. Os artistas ainda passam de um tradicional villancico espanhol (versos poéticos) a um pastoril brasileiro (manifestação folclórica).
 

2- Curta ritmos de diversos países


(Foto: Divulgação)
 

O grupo Mayombe convida a cantora Miriam Miráh para apresentar músicas da América do Sul com temas de Natal em ritmos de diferentes países, como o huayno (Peru), chacareras e zambas (Argentina), carnavalitos (Bolívia) e chamamé (Argentina e Paraguai).
 

3- Conheça rumba congolesa e zouk


(Foto: Alberto S. Cerri)

Quem passou pelo Sesc 24 de Maio em dezembro de 2018 se deparou com o grupo Os Escolhidos – e se encantou. Pois em 2019 eles estão de volta! Formado por imigrantes e refugiados da República Democrática do Congo, eles apresentam os dois ritmos musicais e cantam em diversos dialetos diferentes.

4- Ouça tocar o sino natalino

Com duas apresentações, contando com mais de 60 sinos em cada uma delas, a Orquestra de Sinos da UNASP traz repertório composto por canções sacras, natalinas, eruditas e populares. O público pode acompanhar diferentes tipos de sons pelos sinos e handchimes (conhecidos como instrumentos em tubos no formato quadrado com um mecanismo de badalo externo).
 

5- Experimente ouvir o natal em idiomas diferentes

O Grupo Sínus é formado por 12 cantores líricos profissionais. Eles apresentam corais em latim, francês, espanhol, alemão, inglês e em português brasileiro.
 

6- Encante-se pelo Natal nordestino


(Foto: Divulgação)
 

Com repertório repleto de canções populares e eruditas da região norte e nordeste do país, o Grupo Rosa Armorial traz o show "O Auto do Menino Jesus". A apresentação é inteiramente instrumental e cita poemas de tradição popular que relembram a literatura de cordel.