Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Veja como fazer o clima de Réveillon durar o ano inteiro praticando esportes

Um novo ciclo inicia e aquela sensação de renovação invade a gente. Mas esse clima de festa misturado com a expectativa de iniciar uma nova fase pode ir diminuindo logo depois dos primeiros dias do ano. Por isso, separamos algumas dicas de como você pode reativar esse clima o ano inteiro praticando atividades físicas e esportes.

Você é daquelas pessoas que domingo de noite já começa a sofrer com a chegada da segunda-feira, mas no dia 31 de dezembro tem disposição pra todos os rituais de Réveillon? Seu primeiro dia da semana pode ser tão bom quanto o final de semana! Celebre sempre novos ciclos. Reserve um tempinho nas suas segundas-feiras para retomar aquela corrida com os amigos ou pedalar na volta do trabalho. Não vão faltar oportunidades para você se reinventar, já que 2020 terá 52 segundas-feiras, mas só um dia 1º de janeiro.

A gente começa o ano fazendo planos, depois eles vão se perdendo e só relembramos quando o ano está acabando de novo. Reserve mais momentos para parar, se organizar, olhar de novo para seus objetivos e traçar o caminho a seguir. Talvez não consiga voltar a jogar aquela partida de futebol essa semana, mas semana que vem já dá pra deixar marcado com o time. Sempre é tempo de recomeçar.

Aquela mudança transformadora não acontece da noite para o dia. Dê um passo de cada vez e comemore cada avanço. Se durante toda a sua vida o máximo de atividade física que você fez foi correr para não perder o ônibus ou subir a escada quando o elevador estava quebrado, não é de uma hora pra outra que você vai cumprir uma maratona. Cada pessoa tem seu ritmo, avance no seu e logo vai fazer parte da sua rotina.

Mudanças podem ser desconfortáveis e o caminho pode ter mais obstáculos, mas quando a gente está perto de quem dá a mão e motiva a seguir, tudo fica mais fácil. Criar laços de amizade é natural quando praticamos esportes, e se torna uma motivação principalmente para quem está começando. Experimente fazer parte de um time ou de um grupo, o espírito de equipe com certeza vai te contagiar.

Estudar, trabalhar, cuidar da casa, pagar boletos... é tanta coisa pra se preocupar que você pode estar esquecendo de algo: cuidar de si mesmo(a). Diversas práticas corporais podem te ajudar a encontrar equilíbrio, melhorar a concentração, controlar a respiração e aprender diversas técnicas pra não pirar com as tarefas do dia-a-dia. 

Quem nunca ouviu que um novo ano são 365 novas oportunidades? Se parar para pensar você vai ver que podem ser ainda mais. Todo dia você pode experimentar coisas novas como praticar um esporte que sempre teve vontade, conhecer pessoas, descobrir novas maneiras de ver a vida e ter a oportunidade de se renovar. Basta abrir-se para o novo. Experiências incríveis te aguardam!

Falando nisso, muitas oportunidades e novas experiências vem aí com o Sesc Verão! De 4 de janeiro a 1 de março, as unidades do Sesc São Paulo recebem atividades esportivas gratuitas para todo mundo conhecer e praticar modalidades olímpicas e paralímpicas. Vem com a gente começar 2020 com boas energias para o ano inteiro!