Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Igreja das Almas


Fotos: Leila Fugii. 

Na Praça da Liberdade, no bairro que leva o mesmo nome, na capital paulista, a Igreja Santa Cruz das Almas dos Enforcados chama a atenção dos passantes. Bem em frente ao local que já foi o Paço da Forca, onde eram enforcados escravos e outros condenados na época do Brasil Colônia, havia uma cruz para homenagens e orações. Ali, já no fim do Império, a igreja foi edificada em 1887. Há quem ainda veja a construção como “mal-assombrada”, mas o fato é que ela se tornou um símbolo de esperança. 

Em 1821, um ano antes da Declaração da Independência do Brasil, o Primeiro Batalhão de Caçadores em Santos se rebelou e teve como líder o cabo Francisco José das Chagas. Os motivos? A reivindicação de aumento do salário e igualdade no tratamento de soldados brasileiros e portugueses. No entanto, Chaguinhas, como era conhecido, foi condenado à morte.

Reconhecido, quando criança, como o menino da rua das Flores (atual rua Silveira Martins), próxima à Igreja Nossa Senhora do Carmo, Chaguinhas teve uma infância pobre e sem ofício. Como oportunidade de ascender socialmente, o menino se engajou na carreira militar em Santos. Sua condenação chocou os moradores que o conheciam desde a infância em São Paulo. Foram necessárias três tentativas para que Francisco José das Chagas morresse.

Em memória

Na primeira tentativa, a corda arrebentou e quem assistiu esbravejou: “Liberdade”. Mas o governo foi intolerante. Na segunda, a corda voltou a se romper e o povo gritou: “Milagre”. Até que, na terceira vez, ele morreu. Tal fato gerou indignação e comoção, levando à construção da igreja em homenagem a Francisco José das Chagas.

Em 2000, houve um incêndio provocado por uma grande quantidade de velas depositadas na igreja por uma devota. Mas não houve danos. Se o lado de fora indica certa simplicidade, na parte interna da Igreja das Almas, o dourado das paredes, somado às imagens de santos e aos afrescos do teto, convida os visitantes a mergulhar num pedaço preservado da história da cidade.

Fonte: www.arquisp.org.br

Serviço

Igreja das Almas

Local: Praça da Liberdade, 238, Liberdade, São Paulo – SP (próximo ao metrô Liberdade)

Horários: Consultar o site da Arquidiocese de São Paulo - www.arquisp.org.br

 

revistae | instagram