Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Descanso da sala

 

Fora dos limites de quatro paredes, cercado pelo azul e com vista para diversas espécies da flora brasileira. Este é o endereço da instalação Descanso da Sala do escultor, pintor, desenhista e gravador gaúcho José Spaniol. Aos olhos e ao alcance do público, a obra surpreende e questiona aqueles que caminham pelo Parque Burle Marx, na zona sul da capital paulista.

Uma sala invertida, suspensa, a oito metros de altura do solo, é refletida por um espelho d’água abaixo dela. O reflexo mostra uma “sala” tal qual a reconhecemos no dia a dia. Fato que coloca a obra no espectro da fantasia e imprime realidade à imagem. Instalada em 2011, Descanso da Sala trabalha a questão da verticalidade e do espelhamento, como disse o artista à imprensa na ocasião. Além disso, a escultura pode passar a sensação de um local familiar e convidativo – como, de fato, é o ambiente da sala de estar – só que num espaço aberto e público.

Cinco anos antes da instalação de Descanso da Sala no Parque Burle Marx, a mesma escultura fez parte de uma mostra individual do artista na Galeria Oeste, também em São Paulo. Na época, o curador Agnaldo Farias descreveu no catálogo da exposição a força que a duplicação, a verticalidade e a elevação possuem neste trabalho de Spaniol. Além desta obra, que até hoje está num espaço público, outras peças do artista podem ser vistas no acervo de espaços como o Museu de Arte Contemporânea da USP e o Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo.

 

Ilha verde

Inaugurado há 23 anos, o Parque Burle Marx possui uma área de aproximadamente 168 mil metros quadrados e uma rica biodiversidade de Mata Atlântica. Entre os espaços para uma caminhada contemplativa estão o Parque das Jabuticabeiras, a Região dos Lagos, além de áreas com trilhas e um espaço de playground. Destaque para o Jardim do Burle Marx, patrimônio histórico-
-cultural. Esse também é o único parque municipal de São Paulo administrado por uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

Em São Paulo, o parque é um convite a quem deseja apreciar arte, seja ela assinada pela natureza, pelo paisagista ou por Spaniol.


Fonte: http://parqueburlemarx.com.br

 

Serviço

Parque Burle Marx

Local: Av. Dona Helena Pereira de Moraes, 200 –
Vila Andrade, São Paulo – SP
Visitação: Diariamente (inclusive feriados), das 7h às 19h
Informações: (11) 3746-7631
Entrada gratuita

 

 

@revistae | @instagram