Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Notas da Programação

LONGA É A VIDA

 

Mostra reflete sobre longevidade e envelhecimento com atividades
artísticas em unidades da capital, do litoral e do interior de São Paulo

Los Que Vinieron Antes (CHI), Cia. de La Laura Palmer. Foto: Tomás Irarrázabal

 

Reconhecido pela Organização das Nações Unidas, o Dia Internacional do Idoso é celebrado neste 1º de outubro como uma oportunidade de discussão sobre longevidade e envelhecimento. Afinal de contas, já são mais de 700 milhões de pessoas no mundo nessa faixa etária. E, até 2050, mais de dois bilhões de indivíduos serão idosos (em torno de 20% da população). Por isso, o Sesc São Paulo realiza a Mostra Sentidos: A Longevidade na Arte e convida o público a refletir sobre esse período da vida em ações de fruição cultural.

Na programação, espetáculos de teatro e de dança contemplam os temas da longevidade e do envelhecer em suas narrativas, dramaturgias, formatos, elencos e propostas. Ações capazes de despertar, por meio dos múltiplos sentidos provocados pela arte, um olhar profundo sobre essa fase que se inicia a partir dos 60 anos.


“O trabalho social com idosos realizado pelo Sesc São Paulo caracteriza-se pelo seu pioneirismo e por suas ações modelares na promoção da cultura do envelhecimento por meio da valorização da pessoa idosa. Sob essa perspectiva, a mostra fomenta uma reflexão sobre a velhice e a longevidade por meio da arte, reunindo espetáculos de dança e de teatro que contemplam esses temas”, explica Gabriel Alarcon Madureira, assistente técnico da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo. A mostra é realizada nas unidades da capital, do litoral e do interior de São Paulo.

 

“A mostra fomenta uma reflexão sobre
a velhice e a longevidade por meio da arte, reunindo
espetáculos de dança e de teatro
que contemplam esses temas.”

 


Gabriel Alarcon Madureira, assistente técnico
da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo

 

 

UMA RECORDAÇÃO DE VIAGEM

 

Foto: Divulgação


Como parte das comemorações dos 70 anos de atividades do Turismo Social, o Sesc em São Paulo realizará, entre os dias 27/10 e 11/11, o Festival de Turismo Paisagens Postais. Nesse período, serão realizadas diversas ações que convidam o público a conhecer melhor este item que faz parte da bagagem de muitos viajantes: o cartão-postal. Seja como registro histórico, manifestação de afeto ou artigo de colecionador, o postal é o mote de oficinas, bate-papos, encontros, debates e passeios temáticos. Entre os destaques da programação, está a oficina Postais Poéticos, no Sesc Vila Mariana, que abordará o universo dos cartões-postais por meio da escrita criativa e inspirada no olhar viajante de Mario de Andrade.

 

 

VAMOS PRATICAR?

 

 

Foto: Matheus José Maria


A cidade de Campinas recebe, de 18 a 21/10, o 9º Fórum Internacional de Ginástica para Todos, evento realizado pelo Sesc São Paulo e pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com apoio da International Sport and Culture Association (Isca). Neste ano, o fórum aborda como tema “Ginástica em Rede, Possibilidades para Todos”. Na programação, 25 cursos e minicursos, além de quatro festivais com grupos nacionais e internacionais. Destaque para a participação de Margaret Sikkens Ahlquist, presidente do Comitê de Ginástica para Todos da Federação Internacional de Ginástica (Suíça), na abertura do evento. 

 

SAWÉ!

Ilustração: Denilson Baniwa

 

Tendo como foco as lideranças políticas indígenas, em especial o papel das mulheres na luta pela defesa dos territórios, o Projeto Sawé (expressão que mistura saudação com grito de guerra) realiza o segundo encontro em 20/10, no Sesc Ipiranga. Participam da roda de conversa Os Modos de Ser Indígena no Mundo e a Busca do Bem-Viver: Cosmovisões e Transformação Cultural Sueli Maxakali (liderança Maxakali-MG) e Almerinda Nanayo Tariana (liderança do povo Tariano-AM). O projeto, até 2019, tem como objetivo fomentar reflexões sobre os processos de articulação dessas lideranças com estruturas políticas não indígenas.

 

 

 

Foto: Jamie Williams


O Sesc Parque Dom Pedro II convida o público para a experiência Arquitetura Efêmera, com Olivier Grossetête. Entre os dias 23 e 26/10, o artista francês realizará workshops para a construção de um monumento gigante feito de caixas de papelão, inspirado na Catedral da Sé, que será montado em 27/10. Para participar, envie um e-mail para oficinas@carmo.sescsp.org.br a partir de 3/10.

 

 

TEMPO DE RECOMEÇAR


Como ser inserido ou reinserido no mercado de trabalho após cumprir uma pena? A fim de refletir sobre essa questão, no dia 25/10, o Ceert – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – e o Sesc Santana realizam o seminário Oportunidades de Trabalho para Egressos e Egressas do Sistema Carcerário. Entre alguns dos profissionais convidados para os debates que compõem o evento estão a diretora executiva do Ceert, Cida Bento, eleita pela The Economist, em 2015, uma das 50 pessoas mais influentes do mundo na área da Diversidade, o diretor de projetos do Ceert, Daniel Teixeira, o presidente do Instituto Ethos, Caio Magri, além de organizações da sociedade civil que atuam com o tema. Egressos também irão compartilhar suas experiências com o público.

 

NO PRÓPRIO LUGAR

Foto: Da Mata

 

Vídeos, fotos, bate-papos e intervenções de curta e longa duração vão ocupar diversos espaços do Sesc Santo Amaro entre os dias 24 e 27/10, durante o In Loqus – Mostra de Performance. Na programação, trabalhos que questionam os limites das linguagens artísticas, considerando a fala e o discurso como principais dispositivos de uma ação performática. Para isso, a mostra reúne artistas da dança, do teatro, das artes visuais e da música. Também haverá uma residência com um performer e um coletivo que, no dia 27, apresentarão, em caráter experimental, as pesquisas desenvolvidas.

 

 

 

@revistae | @instagram