Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Calçada do Lorena

Foto: Divulgação

Primeira via de ligação entre a capital e o litoral paulista, a Calçada do Lorena foi concluída em 1792. No entanto, foi em 1822 que a rota ganhou fama, quando, no mês de setembro, o príncipe regente d. Pedro I a atravessou, a cavalo, com destino a São Paulo, onde iria proclamar a Independência do Brasil. Passados quase 200 anos do evento, hoje o trajeto é um atrativo histórico visitado por milhares de turistas.

Considerado um projeto caro e ousado para a época, ele foi determinado pelo governador da capitania de São Paulo, Bernardo José Maria de Lorena – daí vem o nome da calçada. As obras foram orquestradas pelo Brigadeiro João da Costa Ferreira, engenheiro da Real Academia Militar de Lisboa. Com 50 quilômetros de extensão, o calçamento de rochas – escolhidas e trabalhadas manualmente – reduziu o percurso que, anteriormente, fora trilhado pelos índios tupiniquins e ensinado aos colonizadores, que precisavam se deslocar entre Santos e São Paulo de Piratininga.

 

Janeiro 2018 (Revista E) Almanaque Paulistano

Mochila nas costas

Apesar das ações do tempo, parte deste percurso permanece aberta para visitação desde 2004, compondo a Trilha dos Monumentos Históricos do Núcleo Caminhos do Mar, no Parque Estadual da Serra do Mar. O trecho da Calçada do Lorena que ainda pode ser apreciado compreende o início desta via até seu terceiro encontro com a SP-148, conhecida como a velha estrada “Caminho do Mar”.

Para quem opta por fazer esta trilha, a atividade proposta é caminhar pela estrada e contemplar outros oito monumentos históricos construídos em 1922, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil. Além, é claro, de estar em contato com flora e fauna de uma reserva preservada de Mata Atlântica. Tudo isso fez com que essa área fosse declarada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

No total, o trajeto percorrido pelos turistas é de nove quilômetros, somadas ida e volta. E a duração do passeio é de, em média, cinco horas. Por isso, mochila nas costas, roupas confortáveis e protetor solar são recomendados.


Fonte: www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br

 

SERVIÇO

Calçada do Lorena
Parque Estadual Serra do Mar
Ingresso: R$ 31,00 (inteira) e
R$ 15,50 (meia entrada);
são isentos da taxa visitantes
abaixo de 12 anos e acima de 60 anos
Horário: De quinta-feira a domingo, às 9h
Agendamento: (11) 2997-5000 (ramal 356), ou pelo e-mail agendamentocaminhosdomar@fflorestal.sp.gov.br
Informações: www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br
*É necessário agendamento prévio por telefone ou e-mail (mínimo de 10 dias de antecedência)

 

 

:: @sescrevistae | facebook, twitter, instagram