Sesc SP

Matérias da edição

Postado em

Mudança e Hábito

O desafio de adotar a atividade física na rotina pede um “empurrãozinho”
de força de vontade e disciplina


Se o despertador virou artigo de decoração no seu criado-mudo, ou se o alarme do smartphone repete insistentemente o comando “soneca”, lembre-se: você não é o único que postergou, mais uma vez, sair da inércia e se exercitar. Afinal de contas, “existe sofrimento mais atroz do que deixar a cama quente, no horário em que o sono é mais arrebatador, vestir o calção, a camiseta e calçar o tênis para sair correndo?”, descreve o médico Drauzio Varella no livro Correr (Companhia das Letras, 2015). Varella começou a treinar aos 50 anos e hoje, aos 74, é um maratonista de currículo invejável. Mas para alcançar esse objetivo, o escritor e cancerologista formado pela Universidade de São Paulo (USP) adianta: todos os dias é preciso vencer a preguiça.

O caso de Drauzio Varella é similar ao de muitas pessoas que também se questionam: como evitar a procrastinação e, finalmente, colocar em prática aquele projeto de correr no parque, nadar no clube ou simplesmente dançar na sala de casa? Para a instrutora do Sesc Bom Retiro, bacharel em Esporte pela USP, Ana Carolina Toledo, o primeiro passo é buscar brechas na rotina para mover o corpo.


O simples ato de caminhar pela cidade – seja no deslocamento para o trabalho, escola e universidade, ou mesmo para fazer alguma compra no mercado – pode servir como o empurrãozinho necessário para sair da inércia. “Pedalar em vez de pegar o carro e subir as escadas em vez de usar o elevador são alternativas. Até mesmo movimentar-se em tarefas domésticas ou brincar com os filhos podem nos proporcionar quebras na rotina de sedentarismo”, exemplifica a instrutora que também é especialista na área de Corpo: Dança, Teatro e Performance pela Escola Superior de Artes Célia Helena.

Foto: Jeff Dias

 

Carpe Diem


O próximo passo é buscar alguma atividade física ou esporte que traga prazer ao dia a dia, segundo o instrutor do Sesc Ipiranga Boaz de Oliveira, graduado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Partindo dessa mola propulsora, é importante que a pessoa procure um médico para ter um panorama geral de como está a pressão arterial, frequência cardíaca e glicemia, por exemplo.

“Esses dados irão balizar o início, a progressão e a evolução da sua prática diária além de dar subsídios ao profissional de educação física para prescrever uma atividade de acordo com suas características”, explica o instrutor. Adotada a prática, o resultado de bem-estar torna-se o troféu tão desejado. Para isso, aconselha Boaz: “Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje”.

 

Foto: Divulgação

É hora de começar!


Confira dicas de especialistas paradar um chega pra lá ao sedentarismo e levar o exercício físico para o dia a dia


>>BUSQUE
Faça algo que você goste. Não adianta seguir a ginástica da moda se ela é cativante para você. Portanto, escolha alguma modalidade esportiva ou prática corporal que façaseus olhos brilharem.

>>ALTERNE
Para não se tornar repetitivo, que tal mesclar uma atividade da qual você gosta com uma de que você precisa?

>>JUNTE-SE
Procure uma prática que dê para realizar em grupo. Dessa forma, um participante motiva e estimula o outro a continuar.

>>ESCUTE
Perceba os sinais do seu corpo: escute o que ele pede. Em um dia você precisa suar muito; em outro, respirar profundamente.

>>PRATIQUE
Para que uma nova atitude corporal vire efetivamente um hábito, precisamos colocá-la em nosso cotidiano até que o corpo a entenda como uma rotina.


Fonte: Ana Carolina Toledo e Boaz Oliveira, instrutores das unidades do Sesc SP

 

Xô, preguiça!

Bem-estar, qualidade de vida e outros benefícios para a saúde e
convivência na sociedade são alguns dos resultados da prática esportiva


Durante os meses de janeiro e fevereiro, a 23ª edição do Sesc Verão oferece ao público das unidades do Sesc na capital, interior e litoral um variado leque de opções para a prática do esporte e de outras atividades físicas. O objetivo, segundo Júlio César Pereira Jr., assistente na Gerência de Desenvolvimento Físico-Esportivo, é ampliar as oportunidades de acesso à prática e ao conhecimento de ações variadas e, assim, aumentar as chances de um vínculo mais duradouro no cotidiano das pessoas.

“Não há mais nenhuma dúvida sobre os benefícios da prática regular de atividades físicas e esportivas. No entanto, os benefícios não se limitam a aspectos biológicos. Há, por exemplo, questões ligadas à convivência, tais como: a assimilação e o cumprimento de regras e da ética, proporcionadas pela prática de um esporte; a percepção e o cuidado com seu entorno, com o local onde se vive (em uma corrida de rua ou pedalada); o convívio com diferentes habilidades e capacidades, nas mais diversas práticas corporais e nos jogos coletivos”, ressalta Júlio César. Confira a programação completa do Sesc Verão no Em Cartaz.

Foto: Roberto Assem

 

SESC CONSOLAÇÃO
>>Festival Ocupa Pacaembu
Em parceria com o Museu do Futebol, esse festival abrange uma programação com torneio de futebol de rua, apresentações esportivas, oficinas, vivências, troca de livros e outras ações, no dia 27 de janeiro, das 10h às 17h.

SESC BOM RETIRO
>>Desafio de Vôlei com Atletas Fofão e Rodrigão
Nesse desafio, os inscritos serão treinados pelos atletas olímpicos do vôlei, Fofão e Rodrigão, que encararam a proposta de treinar duas equipes com amadores. Essa atividade será nos dias 6 e 10 de janeiro, e também dias 2 e 3 de fevereiro.

SESC ITAQUERA
>>Treino de Caminhada e Corrida com Maria Zeferina Baldaia
A corrida de rua pode ser considerada uma das modalidades esportivas mais democráticas. Para estimular o público, o treino de corrida e caminhada será realizado em dois percursos – 8km (corrida) e 4km (caminhada) –, no dia 20 de janeiro, a partir das 7h.

 

:: @sescrevistae | facebook, twitter, instagram